AgroInova lança software gratuito para gestão da qualidade do leite

0

A qualidade do leite é tema que vem sendo discutido por toda a cadeia produtiva nos últimos anos. Os critérios que definem a qualidade do leite produzido no campo são cada vez mais rigorosos. Até 2018, os produtores da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste precisarão se adaptar para atender à Instrução Normativa 62 do Ministério da Agricultura, que reduz radicalmente os níveis de contagem de bactérias (CPP) e de células somáticas (CCS). O tempo é curto, por isso, para ajudar as fazendas nessa missão, a AgroInova lança o QMilk, um software gratuito que, entre outros benefícios, auxilia na gestão da qualidade do leite, com foco especial para controle de mastite bovina (inflamação da glândula mamária).

O software foi desenvolvido pela AgroInova em parceria com o laboratório Qualileite – FMVZ/USP (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica da Universidade de São Paulo), coordenado pelo Prof. Marcos Veiga, um dos maiores especialistas do país em Qualidade do Leite e Controle de Mastite. Com o uso de tecnologia digital de última geração, o software oferece diversas opções de relatórios gerenciais sobre qualidade do leite, produzidos com base em dados de análise laboratorial e informações obtidas na fazenda, trazendo subsídios para a elaboração de planos de ação que visam a melhoria da qualidade do leite.

"Como a mastite bovina é uma das principais fontes de prejuízo em fazendas leiteiras, é fundamental o controle de informações sobre casos de mastite dentro do rebanho, especialmente os subclínicos, quando não há sinais físicos aparentes no animal. O diagnóstico preciso é essencial para quantificar os prejuízos que esses casos trazem. Hoje, existe uma dificuldade na integração dos dados de CCS que vêm de laboratórios especializados com os demais dados gerenciais. O QMilk busca facilitar essa integração, pois conta com mais de 20 opções de relatórios que ajudarão os veterinários, técnicos e produtores de leite a tomarem a decisão sobre as melhores práticas de manejo e controle de mastite", explica o Prof. Marcos Veiga.

Mais do que um software de gestão da qualidade, o QMilk é também um portal de comunicação e capacitação contínua, que leva informações técnicas relevantes para o produtor de leite e sua equipe. Além disso, o programa oferece suporte para: melhoria da qualidade do leite produzido, aumento da saúde da glândula mamária em vacas leiteiras, interpretação correta dos índices e acompanhamento do status da mastite em tempo real, capacitação da equipe sobre programas de controle de mastite, redução de perdas econômicas causadas pela doença, aumento da produção e maior rentabilidade para as fazendas.

"O Qmilk é mais uma prova do nosso comprometimento com o agronegócio. Os produtores estão pressionados pelo aumento de custos e estreitamento das margens e a gestão eficaz da mastite é uma das principais soluções, já que possibilita elevar a produtividade e a lucratividade. Além das exigências cada vez mais rigorosas dos reguladores, a indústria hoje premia aqueles que produzem leite de melhor qualidade. E é com este foco que unimos experiência de mercado com conhecimento técnico científico em um produto totalmente gratuito a serviço dos produtores", diz Adriano Romero, diretor de Operações da AgroInova

Ele pode ser utilizado a partir de um tablet, celular ou computador com acesso à Internet. De fácil usabilidade, ele armazena todo o histórico da fazenda, possibilitando uma visão clara sobre a gestão da qualidade do leite. Outra vantagem é que as informações já disponíveis na fazenda podem ser importadas de uma planilha Excel diretamente para o sistema, sem necessidade de digitar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.