O "I" do BIM: a informação que gera valor ao empreendimento

0

O valor agregado do BIM (Building Information Modeling) cresce com o aumento do seu uso ao longo do processo de vida do empreendimento. É comum apresentações sobre BIM indicando sua aplicação em todo o ciclo de vida e de forma cíclica, e é muito raro as implantações irem além da fase de projeto.

A preponderância das aplicações está no projeto justamente pela facilidade de modelar em três dimensões. É visual e "palpável", já que um modelo em 3D impressiona. O "M" do BIM tem esta preponderância e assim faz com que as aplicações, como a detecção de interferências, o levantamento de quantidades e a integração com o planejamento sejam a grande maioria dos casos existentes no mercado.

Embora muito interessantes, restringir o uso do BIM ao projeto faz com que seu  potencial seja muito reduzido. O ideal é começar antes, ou seja, na definição de produto, e avançar pela obra e operação. Aí sim os benefícios serão tão grandes que não haverá dúvidas sobre sua aplicação. Este uso estendido é o que motivou programas governamentais de BIM de sucesso, como o programa inglês, que o Brasil vem, de certa forma, se inspirando.

E como fazer isso? A resposta é que se deve passar a focar no "I" do BIM. Organizar a informação até mesmo antes do modelo existir e garantir que ela transite entre as fases de projeto, entre as diversas tecnologias e entre todos os stakeholders de forma contínua, sem silos e sem redundâncias.

O programa de necessidades deve estar integrado com o modelo e ser utilizado para avaliar sua maturidade e aderência.  As informações do BIM podem ser utilizadas antes mesmo de se modelar para validar custos. Os modelos devem ser continuamente enriquecidos com dados de obra. A gestão da obra deve usar o "I'" e o "M" do BIM de forma intensa. A passagem de dados dos modelos para os softwares de facilities deve ser dinâmica e bidirecional.

Simples? Barato? Rápido? De forma alguma, abordar o tema "I" é muito mais complexo do que modelar, envolve muito mais processos e pessoas e é uma implantação com muito mais riscos. Implantar depende muito mais da verdadeira vontade da alta direção. Vai custar, pode demorar mais que alguns esperam, mas é um divisor de águas. Um divisor de empresas, pois o impacto é realmente grande.

Marcus Granadeiro, engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP, presidente do Construtivo e membro da ADN (Autodesk Development Network) e ?do RICS (Royal Institution of Chartered Surveyours).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.