IBM lança iniciativa para transformar a saúde com o "Dr. Watson"

0

O futuro da saúde é tudo sobre o individual. Com o aumento da prevalência de rastreadores pessoais de fitness, dispositivos médicos conectados, ''implantables'' e outros sensores que coletam informações em tempo real, a pessoa média é susceptível de gerar mais de um milhão de gigabytes de dados relacionados com a saúde em sua vida (o equivalente a mais de 300 milhões de livros).

No entanto, é difícil para conectar essas massas de dados dinâmicos e em constante crescimento com fontes mais tradicionais, como os registros criados pelo médico, pesquisa clínica e genomas individuais – conjuntos de dados que são fragmentados e que não são facilmente compartilhados. A plataforma Watson é altamente escalável, segura e essencial para retirar percepções individualizadas para ajudar as pessoas e os prestadores de serviço, em tempo útil, sobre as decisões baseadas em evidências sobre questões relacionadas com a saúde.

"Todos estes dados podem trazer pressão sobre os prestadores e pacientes, mas também apresenta uma oportunidade sem precedentes para transformar as formas em que gerenciamos a nossa saúde", disse John E. Kelly III, vice-presidente sênior da IBM, de Soluções e Pesquisa. "Precisamos de melhores meios de explorar e analisar todas essas informações em tempo real para beneficiar os pacientes e melhorar bem-estar global. Apenas IBM tem as capacidades cognitivas avançadas do Watson e pode reunir o vasto ecossistema de parceiros, profissionais e investigadores necessários para impulsionar a mudança, bem como para fornecer a plataforma aberta, segura e escalável necessária para tornar tudo isso possível."

Captura de dados em tempo real

A IBM está colaborando com a Apple, Johnson & Johnson e Medtronic para criar novas ofertas baseadas em saúde que utilizam as informações recolhidas a partir de dispositivos pessoais de saúde, médicos e fitness. Os resultados trarão melhores insights, feedback em tempo real e recomendações para melhorar tudo, desde saúde e bem-estar aos cuidados aguda e crônica. Essas relações não são exclusivas, e a IBM busca mais empresas para alavancar a plataforma Watson Saúde Cloud.

A Apple vai usar a plataforma de nuvem e analytics no HealthKit e ResearchKi. Isto irá apoiar dados de saúde inseridos pelos clientes em aplicativos iOS e também municiar médicos e pesquisadores, com uma solução aberta de armazenamento de dados e capacidades de análise de dados da IBM.

A Johnson & Johnson vai colaborar com a IBM para criar sistemas inteligentes centrados na atenção pré-operatória e pós-operatória do paciente, incluindo a substituição da articulação e cirúrgia da coluna vertebral. Também irá promover o lançamento de novos aplicativos de saúde para condições crônicas, que atualmente custam aos cofres públicos quase 80% dos US$ 7 bilhões gastros com a saúde.

A Medtronic irá alavancar a plataforma de ideias Watson Saúde Nuvem colaborando com a IBM na entrega de novas soluções de gestão de atendimento personalizado para pessoas com diabetes. As soluções irão receber e analisar as informações do paciente e dados de vários dispositivos da Medtronic, incluindo bombas de insulina e monitores de glicemia, e usar essa informação para fornecer informações estratégicas e gerenciamento personalizado de diabetes para os pacientes e seus fornecedores.

Compartilhar insights

Para complementar as suas capacidades atuais, a IBM chegou a um acordo para adquirir as empresas Explorys e Phytel reconhecidas por sua liderança na aplicação de dados e análise de Big Data para ajudar a melhorar a qualidade da saúde para os indivíduos e grandes grupos populacionais.

Um spin-off da Clínica Cleveland, em 2009, a plataforma de computação em nuvem Explorys é usada por 26 grandes sistemas de saúde integradas para identificar padrões nas doenças, tratamentos e resultados. Ele integra mais de 315 bilhões de elementos clínicos, financeiros e operacionais de dados, abrangendo 50 milhões de pacientes únicos, 360 hospitais e mais de 317 mil fornecedores.

A Phytel desenvolve e vende serviços baseados em nuvem que ajudam os profissionais de saúde e equipes de cuidados a trabalharem em conjunto, para atender às novas exigências de qualidade de cuidados de saúde e modelos de reembolso.

As aquisições reforçam os esforços da IBM para aplicar soluções analíticas avançadas e computação cognitiva para ajudar os provedores de cuidados de saúde primários, grandes sistemas hospitalares e redes médicas a melhorar a qualidade da saúde e trazer resultados mais saudáveis ao paciente.

Adoção

A comunidade médica está adotando a tecnologia Watson de computação cognitiva, em hospitais e institutos de pesquisa, incluindo o Centro Memorial Sloan Kettering Cancer, University of Texas MD Anderson Cancer Center, Clínica Cleveland, Clínica Mayo e Nova Iorque Genome Center, para transformar a maneira como a medicina é ensinada, pesquisada e praticada.

Parceiros inovadores, como Welltok, Pathway Genomics e GenieMD estão usando recursos de computação cognitiva para dar origem a uma nova geração de aplicativos de saúde que estão redefinindo a forma como os indivíduos e as organizações pensam a gestão da saúde pessoal. Sistemas de computação cognitiva aprendem e interagem naturalmente com as pessoas. Eles ajudam especialistas a tomar melhores decisões usando a complexidade do Big Data.

"Watson Saúde baseia-se em anos de relações de colaboração com líderes de todo o ecossistema de saúde", disse Michael Rhodin, vice-presidente sênior da IBM Watson. "As aplicações inovadoras de recursos de computação cognitiva de Watson por clientes médicos e parceiros claramente demonstram o potencial de mudar fundamentalmente a qualidade, eficiência e eficácia da prestação de cuidados de saúde em todo o mundo. Estamos animados para ampliar o acesso à tecnologia e de trabalhar com os nossos parceiros para transformar a saúde e bem-estar de milhões de pessoas."

A IBM vai abrir uma sede da nova unidade na área de Boston para expandir a tecnologia cognitiva. Ela irá dedicar pelo menos 2 mil consultores, médicos, clínicos, desenvolvedores e pesquisadores para projetar, desenvolver e acelerar a adoção de recursos do Watson Saúde. A nova unidade vai incluir Cuidado inteligente e Programas Sociais da IBM, que foi criado há três anos após a aquisição da Curam Software, fornecedora de soluções de gestão de saúde e programa social.

Fórum de Saúde Digital

A solução de computação cognitica aplicada à área de saúde, o chamado Dr. Watson, terá uma palestra especial no Fórum de Saúde Digital, que acontece no dia 2 de julho, no WTC, em São Paulo. Ela será apresentada por Fabio Scopeta, que é o líder do IBM Watson para o Brasil e América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.