TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Nova versão do framework ITIL será lançada em 2019

Postado em: 23/07/2018, às 19:31 por Redação

O novo framework ITIL chega ao mercado para ajudar as empresas a enfrentar a Quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0, caracterizada pela transformação digital e a inevitável interação entre os seres humanos, tecnologias digitais e ativos físicos. Nesse ambiente complexo, as organizações precisam ser mais ágeis, mais bem equipadas para se adaptar aos novos desafios e capacitadas a adotar novas maneiras de trabalhar para ter sucesso.

No total, o trabalho de atualização, conduzido pela AXELOS, absorveu um grupo de mais de 2000 membros, em sua maioria arquitetos de TI de empresas mundiais de tecnologia.

A Assaf Consultoria, especializada em gerenciamento de serviços de TI (ITSM), participa do desenvolvimento do ITIL 4. A empresa é a primeira companhia brasileira e a terceira da América Latina a receber o título de ACP – AXELOS Consulting Partner, o que a habilita a prestar serviços de consultoria ITI.

De acordo com Fábio Assaf, diretor da Assaf, a biblioteca, em sua nova versão tornou-se mais ágil, flexível e colaborativa.  Isso permitirá uma integração e adoção mais rápidas por parte dos usuários de TI e negócio. "Uma inovação importante da ITIL 4 é enxugar sua metodologia para fornecer orientações claras e assertivas na gestão de projetos de desenvolvimento de software, infraestrutura e gestão de processos", argumenta.

Entenda a evolução do modelo:

  • 1989: ITIL V1 – Com uma biblioteca 31 volumes, contava com inúmeras recomendações e melhores práticas de TI, sendo reconhecido como "padrão de fato" em GSTI.
  • 2000: ITIL V2 – Para ser mais acessível, foi consolidando logicamente em duas principais edições (Service Support e Service Delivery), o ITIL® V2 se tornou a base padrão para a norma BS 15000, transformando-se em um anexo da norma ISO 20000.
  • 2007: ITIL V3 – A V3 teve os modelos de melhores práticas organizado em torno do conceito de ciclo de vida de serviço, agrupadas em 26 processos em 5 volumes (Service Strategy, Service Design, Service Transition, Service Operation e Continual service improvement).
  • 2011: ITIL V3 – A V3 foi atualizada novamente trazendo melhores exemplos e conteúdo para modelo, adicionando processos de relacionamento com negócio e gestão de Projetos (Coordenação de Desenho).
  • 2019: ITIL V4 – Com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2019, o V4 irá interagir com práticas ágeis, desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de negócio como os modelos DevOps, Agile e Lean.
RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial