Apple anuncia novos estudos ResearchKit para autismo, epilepsia e melanoma

0

A Apple anunciou que o ResearchKit está permitindo que novas pesquisas sobre o autismo, epilepsia e melanoma com o uso do iPhone, ajudando os médicos, cientistas e outros pesquisadores reunir dados com mais frequência e com mais precisão a partir de participantes que usam os aplicativos do iPhone.

Com ResearchKit, os participantes do estudo podem ter um processo interativo, facilmente concluir tarefas ativas ou enviar respostas da pesquisa, e escolher como seus dados de saúde podem ser compartilhados com pesquisadores. Pesquisadores e desenvolvedores já contribuíram com mais de 50 pesquisadores de código aberto.

"Estamos honrados em trabalhar com instituições médicas de classe mundial e fornecer-lhes ferramentas para melhor compreender as doenças e, finalmente, ajudar as pessoas a levar vidas mais saudáveis", disse Jeff Williams, vice-presidente sênior da Apple de Operações. "Em apenas seis meses, apps ResearchKit abrangem asma, diabetes, doença de Parkinson e outras, fornecendo insights para cientistas de todo o mundo e mais de 100 mil participantes estão optando por contribuir com seus dados para o avanço da ciência e da investigação médica."

Com a permissão do usuário, os pesquisadores promovem estudos utilizando ResearchKit e também podem acessar informações do app Saúde, tais como peso, pressão arterial, os níveis de glicose e outros dados médicos pelos dispositivos e aplicativos, para capturar dados em tempo real através do iPhone. O acesso aos sensores do acelerômetro, microfone, giroscópio e GPS pode entregar a informações adicionais, como o andar de um participante, comprometimento motor, fitness, fala e memória, fornecendo dados mais objetivos para os pesquisadores médicos.

Novos estudos ResearchKit

Autismo: Duke University e Duke Medicina estão lançando "Autismo & Beyond" para os pais com preocupações sobre o autismo e outros problemas de desenvolvimento. A equipe de investigação está olhando para saber se a câmera de frente em um iPhone pode ser usado para detectar sinais de problemas de desenvolvimento em crianças.  O aplicativo usa novos algoritmos de detecção de emoção para medir a reação de uma criança para vídeos exibidos no iPhone. Duke fez parceria com a Universidade de Pequim, na China, e outros parceiros internacionais para realizar o estudo.

"Autismo & Beyond combina questionários de triagem bem estabelecidos com uma nova tecnologia de vídeo que faz com que seja possível analisar as emoções de crianças para que possamos um dia ser capaz de automatizar a triagem para doenças como autismo e ansiedade", disse Ricky Bloomfield, diretor de Estratégia de Tecnologia Móvel e Professor Assistente em Medicina Interna e Pediatria na Universidade de Duke. "ResearchKit nos permite colocar um estudo médico inteiro em um único aplicativo, atingindo tantas mais pessoas do que jamais pude antes."

Epilepsia: O aplicativo EpiWatch desenvolvido pela Johns Hopkins é o primeiro estudo do gênero a ser conduzida com a Apple Assista usando ResearchKit. O estudo consiste em testar se os sensores portáteis incluídos na Apple Watch podem ser usados para detectar o aparecimento e duração das convulsões. Durante a primeira fase deste estudo, os pesquisadores usarão o Apple Watch fornecido aos pacientes com acesso com um toque para acionar o app de relógio personalizado para capturar dados do acelerômetro e sensor de frequência cardíaca para informar o estado di paciente e enviar um alerta para um parente. O aplicativo irá manter um registro de todas as situações e capacidade de resposta do participante durante o evento. O aplicativo também ajuda os participantes a gerenciar sua doença, acompanhando a sua adesão à medicação e pela triagem de efeitos colaterais, ao permitir que os participantes comparem sua condição com outras pessoas no estudo de pesquisa.

"Impactos epilepsia atingem mais de 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Este novo aplicativo, projetado usando ResearchKit, oferece aos pacientes com atividades interativas ajuda para gerir a sua condição imediata, e abre a porta para o desenvolvimento de um aplicativo que pode detectar vários tipos de crises e alertas para familiares e cuidadores", diz Gregory Krauss, MD, professor de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins. "Agora temos a oportunidade de usar a tecnologia para monitorar ataques em todo o país e coletar dados em uma maneira totalmente nova."

Melanoma: Oregon Health & Science University está estudando se as imagens digitais tiradas em um iPhone podem ser usadas para aprender sobre crescimento e riscos de melanoma e ajudar as pessoas a gerir melhor a saúde da pele, fotografando e medindo o tamanho ao longo do tempo. Os participantes da pesquisa serão capazes de documentar as mudanças da mancha e compartilhá-las diretamente com os profissionais de saúde, e os pesquisadores serão capazes de capturar imagens de dezenas de milhares de usuários do iPhone ao redor do globo para ajudar a criar algoritmos de detecção que podem ser utilizados em estudos futuros sobre melanoma.

"O melanoma é importante para a detecção precoce. Se pudermos identificar melanomas mais cedo, criando uma maneira simples para os pacientes compartilhar imagens com as quais podemos aprender mais sobre a progressão da doença", disse Sancy Leachman, MD, PhD. Da Cadeira de Dermatologia e diretor do Programa de Melanoma Research, no Instituto do Câncer Knight. "A expansão do nosso conjunto de participantes da pesquisa é um passo crítico em ganhar a informação que precisamos. ResearchKit torna isso mais fácil do que nunca com o desenvolvimento de um aplicativo para o iPhone simples."

Expansão da ResearchKit Framework

Pesquisadores e desenvolvedores que usam a estrutura de software de código aberto continuam a contribuir para ResearchKit com novos módulos, tarefas ativas e pesquisas personalizadas. O módulo de tarefa ativa permite aos pesquisadores reunir dados mais direcionados para o seu estudo, convidando os participantes a realizar atividades que geram dados utilizando sensores avançados do iPhone. Módulos tarefas ativas iniciais incluíram medição de atividades motoras, aptidão, cognição e voz.

Em apenas seis meses, mais de 50 pesquisadores têm contribuído ativamente para apoiar novos métodos de pesquisa, incluindo as tarefas de estudar audiometria tonal para a perda auditiva; a capacidade de medir o tempo de reação através da entrega de um estímulo conhecido por uma resposta conhecida; um teste de caminhada cronometrada; PSAT para avaliar a velocidade de processamento de informação e memória de trabalho, o quebra-cabeça matemático Torre de Hanói usado frequentemente para estudos de cognição. Contribuições adicionais para o quadro ResearchKit incluem suporte iPad, captura de imagem e capacidade de adicionar gráficos de pizza, gráficos de linha e gráficos discretos para dashboards mais detalhadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.