Amazon Web Services contrata novo parque eólico para gerar energia aos datacenters

0

A Amazon Web Services, Inc. que contratou a EDP Renováveis para construir e operar um parque eólico de 100 megawatts (MW) no condado de Paulding, no estado americano de Ohio, chamado Amazon Wind Farm US Central. Esse novo parque eólico deve começar a gerar aproximadamente 320 mil megawatts-hora (MWh) de energia eólica anualmente a partir de maio de 2017, ou o suficiente para abastecer mais de 29 mil residências norte-americanas  em um ano. A energia gerada será introduzida a rede elétrica que abastece os centros de dados atuais e futuros da AWS Cloud.

Em novembro de 2014, a AWS anunciou seu compromisso de longo prazo para atingir a marca de 100% de uso de energia renovável na infraestrutura global da AWS. Em abril de 2015, a AWS informou que cerca de 25% da eletricidade consumida por sua infraestrutura global vinha de fontes renováveis de energia e que seu objetivo é aumentar esse percentual para, pelo menos, 40% até o final de 2016. Como parte de seu investimento em energia renovável, continua trabalhando em formas de elevar a eficiência energética de suas instalações e seus equipamentos, além de lançar projetos voltados ao aumento da disponibilidade de fontes renováveis na rede elétrica que abastece os centros de dados atuais e futuros da AWS Cloud nos estados de Virgínia e Ohio.

A Amazon anunciou em janeiro de 2015 o projeto de energia renovável Amazon Wind Farm (Fowler Ridge), no condado de Benton, no estado de Indiana, que deve gerar 500 mil MWh de energia eólica anualmente. Em abril de 2015, a Amazon anunciou o piloto das baterias de armazenamento da Tesla, projetadas para ajudar a preencher as lacunas entre a produção intermitente de fontes como a eólica e a constante demanda energética do centro de dados. Ainda em abril de 2015, a AWS uniu-se ao American Council on Renewable Energy (ACORE) e à U.S. Partnership for Renewable Energy Finance (US PREF) para trabalhar com reguladores estaduais e federais e outros interessados a fim de criar mais oportunidades de energia renovável para provedores de serviços de nuvem. Em junho de 2015, a companhia anunciou o parque eólico Amazon Solar Farm US East em Virgínia, que deve gerar 170 mil MWh de energia solar anualmente. Em julho de 2015, a AWS anunciou o Amazon Wind Farm US East na Carolina do Norte, que deve gerar mais de 670 mil MWh de energia anualmente.

Com o Amazon Wind Farm US Central anunciado agora, os projetos renováveis da Amazon serão responsáveis por entregar mais de 1,6 milhão de MWh de energia renovável adicional às redes elétricas espalhadas pelas regiões central e Leste dos Estados Unidos, ou o volume equivalente de energia necessário para abastecer 150 mil residên

"Continuamos buscando projetos que ajudem a desenvolver mais fontes de energia renováveis às redes que abastecem os centros de dados da AWS e nos aproximam de nossa meta de longo prazo de abastecer nossa infraestrutura global com 100% de energia renovável", afirma Jerry Hunter, vice-presidente de Infraestrutura da Amazon Web Services. "Nossos projetos de energia renováveis anunciados anteriormente colocam a AWS no caminho de conquistar o objetivo de 40% de energia renovável no mundo até o final de 2016. O projeto mais recente, Amazon Wind Farm US Central, eleva ainda mais nossa porcentagem de energia renovável".

"Estamos muito animados em trabalhar com a Amazon Web Services nesse importante projeto em Ohio", diz João Manso Neto, CEO da EDP Renováveis. "O fato de companhias como a AWS estarem atuando tão ativamente em projetos de energia renovável é um indicativo muito claro de que o futuro está na geração adicional desse tipo de energia. O apoio a esse projeto mostra a confiança da indústria em nossa capacidade de entrega, experiência e know-how".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.