IoT as a Service: A IoT além da tecnologia

0

A Internet vem mudando a percepção que temos do mundo. E a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) dará um passo além do que já faz parte da nossa realidade. No ambiente corporativo, das empresas e indústrias, os sensores também já estão se tornando uma realidade, e estão presentes em equipamentos de fábricas, caminhões, postes e até em plantações. A tendência é que os exemplos aumentem vertiginosamente, já que segundo a IDC, o número de dispositivos conectados aumentará para 30 bilhões ainda nesta década.

Ainda no campo dos negócios, a Internet das Coisas deve suportar uma variedade de tecnologias orientadas a solucionar questões particulares de cada setor. Cada coisa a ser monitorada possui requisitos de conectividade diferentes e cada projeto inclui fases e desafios particulares. Porém, com toda a discussão sobre Internet das Coisas, muitas vezes é difícil separar a estratégia da realidade. Mas uma pergunta pode nos guiar: como a IoT pode ser viável como um serviço?

A novidade aliada a complexidade do tema faz com que o conceito de "IoT as a Service" seja uma necessidade, apesar de ser ainda um assunto pouco discutido. Hoje, é possível contratar todo o ecossistema e pagar uma mensalidade para: instalação e manutenção dos sensores, plataforma customizada, conectividade completa e dashboard de visualização. Tudo isso com integração com o ERP do cliente e sistemas legados. Além disso, a depender do caso, uma Central de monitoramento remoto pode agregar ao projeto.

Um exemplo de uso deste modelo de serviço completo ligado a IoT é a utilização da tecnologia para reduzir o risco em ambientes de trabalho insalubres. Locais com temperaturas extremas são regulados por normas específicas, que determinam pausas aos profissionais. Diante disso, o controle de tempo e entrada e saída dos trabalhadores possibilita o cumprimento das regras e asseguram a segurança.

Então, tecnicamente a aplicação de sensores nos crachás com gerenciamento por uma plataforma de IoT garante o acesso a áreas restritas ou perigosas, respeito às pausas, preservação da saúde do colaborador, respaldo em relação ao Ministério do Trabalho e ganho de produtividade de até 60%.

E o mesmo modelo por ser replicado para setores como varejo e mercado financeiro, seja por meio do controle de horas extras, enquanto a solução para a indústria e utilities, é utilizada para reduzir acidentes de trabalho e acesso a áreas restritas. Na verdade, as possibilidades são incontáveis. Prova disso, é que o instituto global McKinsey estima que o impacto econômico gerado pela IoT seja de US$ 3,9 trilhões a US$ 11 trilhões por ano em 2025.

Mesmo com a complexidade da tecnologia envolvida em IoT e a constante evolução para atender às mais variadas demandas, as companhias que encontrarem bons parceiros para oferta de IoT as a Service com certeza sairão na frente, já que terão em mãos a garantia de uma boa entrega de resultados atrelados a um objetivo estratégico de negócios.

Norberto Tomasini, director of Digital Business da TIVIT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.