Descomplicando a ITIL em sua empresa

0

A ITIL – Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação – é um conjunto de publicações sobre melhores práticas para gerenciamento de serviços de TI – Ou seja, como estruturar e gerenciar sua área de TI.

O guia abrange os processos que uma empresa precisa para estruturar a TI com base em procedimentos, indicadores e governança já discutidos e confirmados por profissionais renomados nesta área e que poderão alavancar um melhor desempenho das equipes atuantes.

É uma das bases da TI estruturada e visa aprimorar a visão dela perante o negócio e seu correto atendimento.

Para quebrar o paradigma da TI complexa, a ITIL divide-se em:

  • Estratégia de Serviço (estratégia da TI com o negócio)
  • Desenho do Serviço (tática de como atuar com a estratégia e garanti-la);
  • Transição do Serviço (garantia da operação e sua evolução);
  • Operação do Serviço (operação da TI);
  • Melhoria Contínua (garantia do bom funcionamento e interação dos processos).

A ideia que permeia as principais empresas do mundo indicando que toda equipe de TI deve conhecer no mínimo a biblioteca ITIL, prevê que a TI deve estar com seu quadro de funcionários prontos para uma evolução tecnológica, processual ou corporativa.

E sobre esta constante evolução, embora o acrônimo ITIL se refira à palavra "infraestrutura", em mais de 20 anos de existência, houve também sua evolução e nestes moldes ocorrerão possíveis novidades na versão 4 da biblioteca (previsão 2018), com algo sobre DevOps (derivação das palavras "desenvolvimento" e "operações", que é uma prática da área de Engenharia de Software, unificando o desenvolvimento e a operação de software).

Com base nas integrações entre metodologias, a TI deve integrar-se ao negócio para sempre antever e mitigar os erros com eficiência, e para isso, a combinação com outras metodologias que compatibilizam a operação e a estratégia da empresa são de grande valia. Podemos citar aqui a ISO, PRINCE, PMBOK, TOGAF, COSO, entre outras.

No mais, apesar desta biblioteca receber atualizações, alguns pontos básicos serão sempre importantes como:

  • Alocar os times para atendimento de incidentes, requisições, problemas e mudanças, sem um processo definido, reduz o desempenho das equipes, a efetividade nas análises e aumenta o time to market do negócio;
  • Não possuir um CMDB (base de dados da gestão de configuração) bem estruturado, reduz a velocidade com que a TI pode evoluir;
  • Atuar na gestão de problemas como um segundo nível da gestão de incidentes pode significar um retrocesso na TI.

A atuação com os processos ITIL auxiliam na redução de custos, melhoram a qualidade dos serviços de TI, promovem o melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos/humanos e aumentam a satisfação do cliente.

E existe sensação melhor que a satisfação do seu cliente?

Felipe Oliveira, consultor da Peers Consulting.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.