Fundação Oswaldo Cruz cria sistemas para ajudar nas pesquisas de saúde

0

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina e vinculada ao Ministério da Saúde – inova em sua metodologia de pesquisa e implanta programas para auxiliar os estudos de pesquisadores da área da saúde que podem utilizar as informações em suas dissertações, teses de mestrado e doutorado. No total, já foram criados nove sistemas Web, todos pela Fiocruz de Recife (PE) com GeneXus – ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar.

O primeiro sistema desenvolvido para a Fiocruz foi o WebCEUA, em 2007. A solução cadastra, autoriza e emite a licença de utilização de animais para pesquisas. Ao acessar, o pesquisador deve informar os tipos de animais que quer utilizar, espécie, quantidade, sexo e idade. Os dados do projeto são automaticamente enviados para a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Rio de Janeiro, que analisa a solicitação. Após o pedido ser aprovado, o pesquisador recebe a licença de utilização. Esse processo reduz a necessidade de impressão dos projetos e diminui o tempo de análise, que de mais de dois meses caiu para, em média, duas semanas. O WebCEUA já tem mais de 1 mil usuários e pode ser acessado pelo link www.cpqam.fiocruz.br/webceua

O programa Custo da Dengue é um questionário eletrônico que registra as entrevistas e faz um levantamento do custo da Dengue em vários estados do Brasil. As respostas podem ser exportadas para o formato XLS, o que facilita a aplicação das informações em softwares estatísticos www.cpqam.fiocruz.br/custodengue. O questionário eletrônico sobre Tracoma cadastra as entrevistas para que seja feito o levantamento de pessoas com até 18 anos que tenham a doença, em vários estados do Brasil www.cpqam.fiocruz.br/tracoma.

Os outros softwares desenvolvidos para a Fundação Oswaldo Cruz são: Corte de pacientes com HIV/AIDS (www.cpqam.fiocruz.br/hivaids), Serviço de referência nacional em Filarioses (SRNF) (www.cpqam.fiocruz.br/filarioses), Serviço de referência no controle de culicideos vetores (SRCCV) (www.cpqam.fiocruz.br/srccv), Controle de gestantes e recém-nascidos com dengue no Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP) (www.cpqam.fiocruz.br/questdengue), Serviço de referência em doença de Chagas (SRDC) (www.cpqam.fiocruz.br/srdc), Gestão da garantia da qualidade de meios de cultura (www.cpqam.fiocruz.br/webggq).

De acordo com o coordenador de Informática da Fiocruz/PE, Eduardo Jaime Ferraz, os principais impactos ao inserir os programas on-line na Instituição foram: a agilidade nas respostas e a padronização de fluxos de trabalho. Com a tecnologia, os interessados encontram todas as informações em um só portal e, ainda, sem custo. Os sistemas permitem que os estudos sejam feitos em menos tempo, com mais veracidade e com detalhes de informações.

"O desenvolvimento dos programas só foi possível pela facilidade e rapidez que a plataforma GeneXus oferece. Entre as vantagens da solução estão a agilidade no desenvolvimento de sistemas, padronização de nomes e de desenvolvimento, liberdade para desenho de layout, portabilidade para outros tipos de banco de dados, com o mínimo de esforço e sem a necessidade de conhecer a linguagem do gerador", conta Ferraz.

O grupo de tecnologia da FioCruz/PE já trabalha em um novo projeto. Em 2015, as áreas de gestão, ensino e pesquisa ganharão um novo programa, que será utilizado no estudo da Tuberculose em HIV. Os questionários testes deste sistema já estão disponíveis no link www.cpqam.fiocruz.br/tbhiv

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.