Operadora Santa Casa de Passos adota solução de monitoramento

1

Criada em 1993, a operadora de planos de saúde Santa Casa atua na região de Passos (MG) e detêm 40% do mercado regional. São mais de 9 mil beneficiários. Há oito anos iniciou o que hoje é um complexo setor de medicina preventiva, através do acompanhamento de pacientes crônicos. Atualmente conta com sete programas estruturados que atendem diversos públicos: de gestantes a idosos, passando por pacientes crônicos, hipertensos e diabéticos.

Para garantir um acompanhamento efetivo das ações e o monitoramento de resultados, a operadora optou pelo uso do HB.Prever, solução web desenvolvida pela empresa de tecnologia HBSIS. Com a plataforma, que é integrada ao sistema de gestão da operadora, a Santa Casa conta com mais agilidade na programação do trabalho de medicina preventiva.

Aline Andrade Rodrigues, enfermeira coordenadora da área, explica que a intenção da companhia era dar mais agilidade ao trabalho, trazendo produtividade e valor agregado à rotina. "Conhecemos o HB.Prever em um congresso e depois de uma pesquisa percebemos que era a solução ideal para auxiliar em nosso trabalho. Antes todo o controle era através de planilhas e muitos dados acabavam se perdendo. Com o sistema esse problema acabou, já que ele emite alertas em relação a retorno dos pacientes, gera gráficos de resultados, mantém os dados atualizados e classifica os participantes em grupos específicos", diz.

O HB.Prever foi implantado na operadora em março de 2014 e atualmente 50% da carteira de beneficiários – cerca de 4,5 mil vidas – já está incluída na solução. "Até o segundo semestre de 2016 todos os nossos clientes devem estar cadastrados. Será muito mais fácil para a área de medicina preventiva trabalhar. Teremos mais facilidade no momento de traçar o perfil de cada um dos pacientes, acompanhá-los, sugerir ações de bem-estar para eles", avalia a gestora.

Prontuários eletrônicos e equipe focada

Com a adoção da solução desenvolvida pela HBSIS, a Santa Casa passou a contar com prontuários eletrônicos. Além da segurança dos dados, houve também maior produtividade da equipe. "Reduzimos significativamente o processo burocrático, podendo focar nosso trabalho em novas ações, no planejamento e na retomada do contato com clientes que estão com exames periódicos e retornos atrasados", explica Aline.

Para os próximos meses, segundo a gestora, o HB.Prever também auxiliará na avaliação e mensuração de resultados, já que conta com dados concisos. "Conseguimos verificar os índices de saúde e ver quais atividades dão maior retorno. Os gráficos e relatórios serão mais frequentes daqui para frente, conforme o aumento do número de beneficiários cadastrados, permitindo que tenhamos uma visão global das atividades e dos benefícios, sejam financeiros, na redução de consultas e exames, como no bem-estar, com pessoas mais saudáveis", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.