TCE do Rio Grande do Sul otimiza tráfego da WAN

0

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) melhorou o acesso remoto de usuários de suas nove unidades de serviços à rede da sede, em Porto Alegre, com um projeto de otimização de tráfego em redes WAN baseado na solução Cisco WAAS. A implantação foi realizada pela InfraTI, integradora de produtos e serviços para infraestruturas de rede, que venceu edital no valor de pouco mais de R$ 318 mil.

Conforme Ricardo Menna Barreto, coordenador do Serviço de Redes e Infraestrutura de Informática do TCE-RS, com a otimização a capacidade efetiva da WAN teve acréscimo médio de aproximadamente 20%, atingindo picos de até 80% em determinados momentos.

Além disso, o Tribunal constatou uma redução de tráfego nos links WAN de aproximadamente 16% em decorrência das otimizações providas pela solução adquirida, com picos de até 45% de redução.

 

"A medição dos benefícios alcançados pelo projeto é evidenciada pela ferramenta de monitoramento e gerência Cisco Central Manager, que também está nos servindo para conhecer melhor o nosso tráfego de dados, indicando protocolos e volume de dados transmitidos e recebidos ao longo do tempo", detalha Menna Barreto. O Coordenador explica que a escolha pela solução Cisco levou em conta o fato de a rede do órgão ser padronizada em produtos da fabricante.

Já Augusto Bueno, diretor da InfraTI, destaca que este projeto incrementa um histórico de trabalhos prestados pela empresa para o TCE-RS. Anteriormente, a companhia já venceu licitações para fornecimento e substituição do switch central (core) da rede; projeto e configuração de VLANs; fornecimento e configuração da rede wireless, tudo com produtos Cisco.

O novo projeto para o TCE-RS reforça a carteira de clientes do setor público atendidos pela InfraTI, que soma ainda a Prefeitura Municipal de Canoas, Secretaria da Saúde de Canoas e Sulgás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.