Secretaria de Meio Ambiente de SP amplia sistema de gestão geográfica

0

A Imagem está ampliando seu contrato com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), com o fornecimento do Licenciamento Corporativo ArcGIS/Esri – ELA (Enterprise License Agreement), com o objetivo de uniformizar e padronizar o uso da plataforma de informações geográficas e aprimorar a gestão da complexa área de meio ambiente.

A SMA e seus órgãos vinculados, como Cetesb, Fundação Florestal, Fundação Zoológico, Instituto Florestal, Instituto Geológico e Instituto Botânica, além de Coordenadorias, como as de Planejamento Ambiental, Biodiversidade e Recursos Naturais e de Fiscalização Ambiental, já eram usuárias do ArcGIS,  em diversas versões.

Com o novo contrato, durante os próximos três anos, a SMA e seus órgãos terão a versão mais atualizada disponível, 100% das licenças na mesma versão, possibilidade de crescimento vegetativo do acervo de licenças, uso do portfólio de produtos ESRI e suporte especializado da plataforma. Também fazem parte do projeto treinamentos anuais para os técnicos e gestores, e consultorias especializadas e estratégicas da Imagem para orientação sobre como utilizar, da melhor maneira, a plataforma ArcGIS.

Desta forma, a mesma terá disponível metodologias de uso: atividades de cadastro, análises, fiscalizações, transparência para comunidade e apoio nas decisões operacionais e estratégicas sobre o patrimônio ambiental do Estado, composto por áreas de preservação permanentes, unidades de conservação e recursos hídricos, e ainda nos processos de prevenção e desastres ambientais, por exemplo.

De acordo com Marcos Mungo, gestor de TI da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o projeto trará mais integração, possibilidade de compartilhamento de informações, transparência e suporte para a tomada de decisões para as ações da SMA e demais órgãos envolvidos. "Com o acordo firmado, as áreas envolvidas poderão trocar informações relativas ao GIS, que ficarão disponíveis tanto para técnicos, gestores, outras áreas do governo, além de ter como ofertá-las ao mundo acadêmico, empreendedores e aos cidadãos como um todo".

Ele cita que "técnicos e gestores da Secretaria podem utilizar as ferramentas para realizar todo tipo de processo que envolva dados cartográficos e geográficos, seja para criação de mapas, monitoramento e registro de áreas de preservação, indicadores ambientais etc. Isso tudo, sem a preocupação com a quantidade de pessoas que acessam a solução geográfica, pois seu uso será ilimitado", explica o gestor de TI. "Ao mesmo tempo, vamos fornecer aos setores da SMA maior autonomia na gestão das licenças de uso do software, pois com o projeto, cada área terá como gerir localmente as licenças do ArcGIS", afirma.

Diante do tamanho da estrutura da SMA e das demais instituições contempladas no contrato, um dos desafios é garantir que as informações sejam compartilhadas e, ainda, que sua produção e atualização respeitem regras existentes na estrutura. Neste contexto, o ArcGIS pode ser conectada e integrada a outros sistemas existentes (BI, ERP, CRM, Sistemas Específicos da SMA) e ainda ser configurada para produzir e atualizar informações com regras predefinidas pelo cliente.

Para Arlete Ohata, diretora do Departamento de Informações Ambientais, da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), outro passo importante é a padronização da plataforma em toda a SMA. "Agora, teremos apenas uma ferramenta de uso comum para processar e manipular os dados geográficos, o que contribuirá para que todos 'falem a mesma língua', gerando produtividade e fortalecendo o conhecimento dos técnicos da SMA, com o repasse e transferência de tecnologia, mesmo dentro de um universo tão grande como é a SMA, formada por diversos setores e com responsabilidades que, embora sejam distintas, não são distantes umas das outras, objetivando a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro melhor para todos", diz Arlete.

Já para Roney Perez, também diretor na Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, os principais ganhos são a integração e a transparência das operações. "Os Sistemas de Inteligência Geográfica são parte fundamental no trabalho das Coordenadorias, a atualização e disseminação das soluções ESRI, juntamente com outras iniciativas da SMA, auxiliará a integração das informações geoespaciais internamente e externamente. De fato, esse projeto vem para ajudar a melhorar nossa visão sobre as ações que realizamos na SMA com o sensível melhora na produtividade e no serviço público", destaca o diretor.

Outro recursoe que pode ser incorporado nesta dinâmica de meio ambiente do Estado de São Paulo, segundo a Imagem, é o engajamento com a população através de aplicações para celulares e tablets, onde o cidadão poderá ter conhecimento das políticas e programas ambientais, saber onde estão os parques, unidades de conservação, nascentes de d'água e ainda, transformar o cidadão num parceiro ativo de fiscalização com a postagem de reclamações e denúncias geolocalizadas, agregando assim, mais informações aos trabalhos da SMA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.