Transcenda a experiência do cliente por meio da tecnologia

0

Estamos na era da quarta revolução industrial. Assim como no passado, a mudança no modo como as empresas produzem e se relacionam com os seus clientes é notória. As máquinas a vapor abriram caminho para os dispositivos móveis. Já o vendedor de porta em porta é quem, hoje, analisa big data – informações que o ajudarão não apenas a vender, mas entender quem é o seu consumidor.

Inovação significa produzir ou tornar algo novo e é o termo que melhor define a adoção de novos processos e de modelo de negócios. Cerca de 10% das empresas brasileiras têm ciência de que a transformação digital é fundamental para seus negócios e destinam 5% de seu faturamento em novas tecnologias, de acordo com um comunicado divulgado pelo IDC em janeiro deste ano a respeito das previsões para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação em 2017.

Este é um movimento que tem sido observado ao longo da última década. As companhias que não se reinventarem estão fadadas a serem substituídas por outras. Isso porque os modelos de negócios têm mudado, principalmente para atender ao cliente desta época que busca satisfação, eficiência e empoderamento.

Em 2014, por exemplo, apenas 25% das empresas acompanhava a jornada do consumidor e tinha pleno conhecimento do novo, principalmente no que tange à performance digital. Atualmente, para 88% dos executivos entrevistados na pesquisa da Altimeter Group em 2016, a experiência deste cliente já funciona como um condutor de mudança.

Consideramos como a primeira etapa deste processo a mudança cultural interna, quando a empresa passa a pensar como o cliente (design thinking). Seguida da automação escalável, proativa e preditiva, em todos os processos, sejam eles internos ou externos, resultando em um fluxo estruturado de inovação que gera valor para o negócio e para o cliente – o pilar de toda a companhia.

Baseada em infraestrutura, esta tecnologia permite criar ambientes simples e efetivos para o consumidor buscar informações e estar conectado à empresa sempre que precisar, com segurança e velocidade. Já as organizações conseguem gerenciar um maior número de usuários, com menor custo operacional e maior produtividade.

No Brasil, os bancos têm apostado nesta transição e os resultados já aparecem, incluindo o salto considerável de transações digitais, que reconfiguraram os pacotes de serviços oferecidos pelas instituições. Segundo as apresentações de resultados e os próprios bancos ao longo do último ano, 60% das operações realizadas pelos clientes das cinco principais instituições locais são digitais – via internet ou aplicativo.

A mudança no modo como o cliente financeiro tem consumido os produtos fez com que não apenas as tradicionais instituições financeiras investissem em tecnologia. Startups financeiras, conhecidas como Fintechs, têm proposto a reinvenção dos serviços oferecidos pelo setor com portfólio sob medida aos interesses dos clientes, em suma parte de maior renda, atuando como um facilitador e consultor financeiro, e com taxas reduzidas.

Unir o passado e o legado das marcas promove a manutenção do modelo de negócio já existente para um modelo digital, de modo que o cliente tenha suas necessidades atendidas por meio de um catálogo de serviços intuitivo, o qual lhe propicie melhores experiências seguras e velozes. A partir da automatização dos processos, as empresas têm menor custo operacional e mais tempo para investir na compreensão do que o seu cliente busca e na melhoria do atendimento e serviços oferecidos.

Este link entre passado, presente e futuro garante agilidade, otimização e eficiência, prometidos pela era digital.

Gedival Silva, gerente de pré-vendas da BMC Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.