Tenha uma direção – um plano para chegar lá

0

Empresas querem alcançar objetivos, metas, realizações, mais faturamento, maior alcance no mercado, mais rentabilidade, possuir ativos tangíveis e intangíveis que as diferencie da concorrência, colocando-as num patamar diferenciado de reconhecimento, com segurança, e tudo mais que o apetite empresarial pode proporcionar.

Pessoas também sonham (e algumas perseguem) objetivos, metas, grandes realizações para testemunhar, crescer financeiramente e formar patrimônio, construir relacionamentos fortes, constituírem famílias, serem reconhecidas e diferenciadas na sua sociedade, sentirem-se seguras, e tudo mais que a alma humana deseja.

E, o que muitas empresas e pessoas têm em comum, além de suas listas de desejos de curto, médio e longo prazo? Não definem sua visão com clareza, na forma de objetivos, metas e indicadores! Não possuem um plano para alcançar seus objetivos! Não sabem se estão no caminho certo! Não alcançarão seus objetivos!

A verdade é que nem todos os caminhos os levarão aos seus objetivos; ao contrário, alguns caminhos levam empresas e pessoas à ruína, sem lhes dar tempo de reescrever suas histórias, corrigir erros, retomar o caminho e chegar a seus objetivos.
A visão, os objetivos e o seu plano devem existir e estar intrinsicamente conectados.

Passada a fase de ter uma visão, objetivos e um plano dentro de um caminho a ser seguido, o maior desafio torna-se seguir o plano fielmente, o que não implica que ele seja imutável, tenha a mesma velocidade, inove e produza resultados inesperados.

Aqui vale as palavras chaves: buscar e aplicar a sabedoria e o conhecimento em toda tomada de decisão, comportamentos, crer que estão fazendo o que é o certo, atitudes que se renovam diariamente e traduzem as suas crenças, motivação (tenho um motivo para continuar), envolvimento, trabalho, muito trabalho, sacrifício em trocar facilidades e atalhos para não trabalhar ou seguir o plano, firmeza, caráter, tenacidade, ser duro, mas maleável como o bronze, para ouvir e mudar de direção, quando necessário.

Quando você crê, convicto que caminha sobre o seu plano, onde ele o levará, os frutos que produzirá para você, os que estão à sua volta e àqueles que você nunca conhecerá; então as incertezas, a massacrante rotina diária, a oposição, a escassez de recursos, os vales profundos de solidão e as mais altas vitórias momentâneas não irão tirar a sua motivação e o desviar do caminho.

Quando a velocidade parece estar lenta ou até que paramos, é quando estaremos ganhando capacidades e forças para mais uma etapa. Não há dúvidas, alcançar objetivos de longo prazo requer um plano, um caminho e tenacidade para segui-lo.

Abreu Paiva, diretor de TI na TecnoComp Tecnologia e Serviços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.