Qual é a verdadeira função do escritório de projetos (PMO)?

3

Para os mais desavisados aqueles que leram algum encarte ou participaram de uma palestra sobre gerenciamento de projetos, a função principal do PMO é a de fiscalizar o andamento da execução das atividades com plenos poderes para punir quem não estiver executando as suas determinações.

É da natureza humana a aversão ao controle e a punição, com isso torna-se previsível qual será o resultado da maioria dos projetos que são conduzidos tendo um escritório de projetos com o poder de fiscalização e punição, grandes fracassos com buscas infindáveis dos culpados.

Existem dois outros modelos ambos com resultados positivos, o primeiro fornece informações continuamente sobre o andamento do projeto para o gerente tomar as decisões, nesse caso ao invés de punir ele auxilia na tomada de decisão, podemos utilizar o exemplo do painel do carro e o motorista, durante uma viagem quem conduz o veículo é o motorista, porém quem fornece todas as informações sobre o caminho e o estado geral do veículo é o painel, ao motorista cabe tomar as decisões baseada nas informações do painel.

Outra maneira de implantar um escritório de projetos é como centro de excelência, sua missão é a de disseminar as melhores práticas, treinando e reciclando os times dos projetos, guardião das informações das lições aprendidas tanto dos projetos internos como dos externos, utiliza a grande experiência dos responsáveis pelo PMO para levar o máximo de conhecimento aos times com o objetivo de minimizar os riscos e maximizar o sucesso.

O modelo mais recomendado e mais difícil de ser implantado é o que consiste em mesclar o segundo com o terceiro exemplo, onde o PMO fornece as informações atualizadas sobre o projeto e paralelamente transmite novos conhecimentos que ajudará o time do projeto a ter sucesso na condução e entrega dos produtos.

Muitos devem estar se perguntando: se é melhor e com melhores resultados para todos porque na maioria das empresas implementam o modelo de fiscalizar e punir?

A resposta é muito simples, da mesma maneira que a fiscalização de transito prefere punir ao invés de educar, os gestores do escritório de projeto em sua maioria também preferem a punição como forma de gestão, afinal dá muito trabalho e é preciso muito conhecimento para fazer as coisas da melhor maneira baseado em casos de sucesso e utilizando-se das melhores práticas.

É necessário o envolvimento da alta administração, de mudança de processos, muito treinamento e o envolvimento de todos, bem diferente do modelo punitivo onde ninguém se envolve e o grande objetivo é encontrar e punir quem não está cumprindo o que foi determinado, mesmo que o que foi determinado seja absolutamente impossível de ser realizado.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.