Fusões, aquisições e ISPs: o mercado é muito maior

0

Recente pesquisa da KPMG revelou o aquecimento do mercado de fusões e aquisições, com dados importantes sobre o setor, especialmente entre as empresas provedoras de internet. Segundo o estudo, no primeiro trimestre deste ano, houve 250 operações no Brasil, número considerado recorde para os três primeiros meses do ano.

No entanto, é preciso abrir os olhos para algo muito importante: a pesquisa movimenta positivamente o setor, mas não representa efetivamente a grandiosidade desse mercado, visto que existe um lado extremamente ativo e invisível da fusão e aquisição no Brasil, especialmente em um segmento mais específico como o dos provedores de internet.

Segundo a KPMG, entre empresas de internet foram 63 operações no segundo trimestre, um crescimento de 80% se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram identificadas 35 transações. O estudo disse também que das transações realizadas por empresas de Internet no Brasil no período, 36 foram domésticas, 23 foram aquisições por grupos estrangeiros e 4 de aquisições pelas empresas brasileiras no exterior.

Porém, para avaliar a real dimensão de tudo isso seria necessário ter acesso a todas as operações que se solidificam nos bastidores, onde contratos importantes, diversos deles de porte bem significativo, são estabelecidos entre os próprios provedores de internet, sem conhecimento público.

Ou seja: um dos principais consolidadores do mercado de provedor de internet é ele mesmo, o próprio provedor! E, se parte dele acontece na "coxia" do mundo corporativo, não há como dimensionar o tamanho de tudo isso. O fato é que com o setor sempre dinâmico, onde pequenas e médias empresas reagem positivamente aos percalços da economia, o mercado está ainda mais aquecido do que nunca.

Ainda segundo a KPMG, no acumulado do primeiro semestre de 2019, as empresas de Internet acumularam 116 operações de fusões e aquisições, sendo 69 domésticas, 7 por empresas brasileiras adquirindo empresas de estrangeiros e 40 aquisições por grupos estrangeiros. O número total nestes seis meses é 58,9% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior, quando foram identificadas 73 operações de fusões e aquisições entre empresas de Internet, sendo 38 domésticas, 3 por empresas brasileiras adquirindo empresas de estrangeiros e 32 aquisições por grupos estrangeiros.

O mais importante é abrir os olhos para esse mercado em crescimento constante e, principalmente, compreender que o oceano é muito maior do que pintam no mapa. Já está mais do que na hora das empresas provedoras de internet ocuparem seu devido lugar nessa imensidão de possibilidades que as fusões e aquisições representam.

 Droander Martins, CEO da Vispe Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.