Instituto do Câncer inaugura Centro de Simulação Realística

0

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da USP, inaugura um dos maiores Centros de Simulação Realística em Saúde (CSRS) do país, voltado para o ensino dos profissionais da área oncológica. Com investimento de R$ 1,5 milhão, a nova área beneficiará profissionais de toda a Rede Oncológica do Estado.

As simulações de atendimento vão utilizar cenários clínicos num ambiente controlado e seguro, onde os profissionais terão as mesmas dificuldades encontradas em um caso real. Os bonecos usados, de alta tecnologia, imitam os mesmos sintomas e sinais vitais de um ser humano, como abertura ocular espontânea, sons cardíacos, movimento pulmonar, podendo ainda transpirar, tossir e vomitar.

Centro do SUS, Saúde digitalAlém dos robôs de última geração, que respondem a estímulos como um paciente, o CSRS ainda conta com outros equipamentos de treinamento, entre manequins adultos, jovens, bebês e partes do corpo humano. Com isso, torna-se possível realizar simulações de procedimentos de alta complexidade como intubação, manipulação de cateteres, ressuscitação cardiopulmonar, administração de medicação intravenosa e outros procedimentos.

As salas de treinamento são idênticas aos leitos do próprio hospital, os consultórios médicos e até os banheiros. Dentro dos cenários de atendimento o profissional vivencia o stress da tomada de decisão que enfrentará no dia a dia. As cenas geradas são revistas e debatidas em grupo, possibilitando o aprendizado a partir das discussões.

"Temos no hospital, pacientes críticos e que estão sujeitos a inúmeras intercorrências durante o tratamento oncológico. O objetivo do treinamento é capacitar nossos profissionais para lidarem com os imprevistos de maneira rápida e mais organizada, proporcionando qualidade e melhoria na assistência", destaca Paulo Hoff, diretor geral do Icesp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.