Relacionamento com Clientes: Risco Zero

0

Em tempos de incertezas relacionadas à gestão econômica, sempre surgem dilemas como: "reduzir custos x manter e melhorar a eficiência", ou o já batido: "fazer mais com menos". Com as mudanças no mundo dos negócios, as corporações se deparam com o gerenciamento de demandas e portfólios que geram a necessidade da aplicação da Gestão de Projetos, devido ao viés de aplicação eficiente dos recursos disponibilizados, prazos, custos, escopo e qualidade.

Diante deste cenário, também não é incomum a busca por estratégias que apoiem nas decisões. Algumas como a do benchmarking que precisam ser combinadas com outras técnicas para o sucesso da atividade, é aí que surge perguntas como: Qual a melhor estratégia?

Sem dúvida aquela que buscar conciliar os interesses dos Stakeholders, com analises profundas e adequadas para a tomada de decisão, agregando valor aos produtos por meio de inovações e atendendo as reais necessidades dos clientes.

Em nossa empresa a metodologia Lean Six Sigma, que é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, focada em aumentar drasticamente a lucratividade das empresas por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores.

A junção das técnicas de Gerenciamento de Projetos com o Seis Sigma pode e deve ser usado por qualquer tipo de empresa, já que o programa é uma estratégia gerencial para a melhoria da performance do negócio, o que representa uma necessidade de toda organização.

O resultado da incorporação no Gerenciamento de Projetos da metodologia Seis Sigma tem por objetivo gerar um ganho expressivo na lucratividade (através da redução de custos) e na redução de defeitos (através da melhoria dos produtos, diminuição do tempo de ciclo e otimização de estoques).

A base teórica de sustentação da junção do guia PMBOK com a metodologia Seis Sigma se encontra na influência dos seguintes fatores:

Orientação estratégica (a partir do PDCA);

Alinhamento estratégico;

Medição e gerenciamento do desempenho organizacional;

Utilização de estatística (pensamento estatístico);

Capacitação/especialização de pessoas;

Implementação e gerenciamento de projetos;

Utilização de tecnologia de informação.

Enfim, a Gestão de Projetos & Seis Sigma associadas propicia a incorporação das boas práticas de gestão de projetos ao Seis Sigma, previsibilidade e controle. Com base nessas práticas riscos poderão ser identificados antes mesmo que possam comprometer prazos, agilizando a aplicação de ações corretivas para manter o projeto dentro do seu planejamento.

Essa é uma solução que já está disponível ao mercado e avança diante da necessidade de minimizar erros numa área que necessita de rápida solução com erro zero.  Pensem nisso!

Luiz Santos, gerente de projetos da Vector Contact Center.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.