Imagem lança nova ferramenta para ampliar negócios na vertical saneamento

1

A Imagem tem a expectativa de ampliar em 20% os negócios na vertical saneamento até o final do ano com uma nova oferta que lançou no mercado para atender a demanda das empresas do setor, que estão intensificando os investimentos em Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

Trata-se do ArcGIS para Saneamento, que auxilia no controle das informações das redes de água e esgoto das companhias do setor.

Segundo a Imagem, essa ferramenta atua como um editor, que pode ser utilizado por técnicos de mapeamento e cadastro em uma concessionário de água e esgoto ou autoridade de um departamento de obras públicas.

"Ele possibilita cadastrar informações sobre rede de água primária e secundária, localização dos dutos e ramais, características e tempo de vida de válvulas, etc", explica Leandro Moreira, analista de negócios da Imagem.

Segundo ele, o sistema é baseado na plataforma ArcGIS, da Esri, e agrega inteligência ao processo, proporcionando recursos como relatórios estatísticos que permitem identificar o ciclo em que a rede se encontra, e como está a manutenção dos equipamentos dessa rede.

"É um mapa da rede com todas as suas particularidades, inteligência para extrair informações, que agiliza e melhora a acertividade da tomada de decisão", explica.

Moreira conta que o cadastro é a base de todas as aplicações em saneamento. Se o cadastro de rede não estiver atualizado e completo, não existe informação para sustentar o processo de planejamento de expansão, nem para otimizar o processo de manutenção e para realizar simulações de modelagem hidráulica, o que acarreta uma série de ineficiências e trabalhos de campo desnecessários ou incorretos.

Mesmo antes de lançar o ArcGIS para Saneamento, a Imagem já atuava no segmento de saneamento básico, oferecendo soluções GIS que integram sistemas corporativos a mapas dinâmicos que permitem mapear e monitorar as redes de distribuição de água e coleta de esgoto.

Entre os benefícios da aplicação desta tecnologia para as empresas de saneamento básico estão, entre outros, a redução das perdas de água, a forte redução do consumo de energia elétrica, a maior eficiência no controle dos serviços de manutenção de redes, gestão de recursos hídricos e facilitação do monitoramente da qualidade da água.

"A Imagem vem acumulando experiência em saneamento ao longo dos anos, desenvolvendo projetos com grandes empresas do setor, entre os quais Copasa, Sabestp, Compesa, Cesan, Caesb e Sanepar. Com esse know-how, temos hoje como atender de forma ampla as várias áreas dentro das empresas de Saneamento", afirma Moreira. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.