Plataforma SAP melhora gestão contábil e de vendas da Tampico Brasil

0

Com fábrica em Manaus (AM) e responsável pelo abastecimento de sete engarrafadoras, a fabricante de sucos concentrados Tampico Brasil conseguiu dois importantes resultados depois que implantou a plataforma SAP Business One.

A empresa tornou-se a primeira a remeter relatórios contábeis à matriz dos Estados Unidos, entre as subsidiárias de 50 países.

Além disso, os seus executivos passaram a acompanhar mais de perto o comportamento das vendas no varejo e a definir rapidamente campanhas para um giro mais rápido de seus produtos na gôndolas.

A Tampico Brasil tem uma produção anual de concentrado equivalente a  69  milhões de litros de sucos prontos para consumo, com sabor de frutas, e fatura cerca de R$ 180 milhões nesse segmento do mercado.

Antes de adotar a plataforma SAP Business, a empresa era uma das últimas subsidiárias a fazer o fechamento contábil, com atrasos superior a 30 dias, conta Claudio Calamita, gerente geral da Tampico Brasil.

A equipe brasileira perdia tempo debruçada sobre planilhas, refazendo cálculos, o que motivou o investimento em sistemas de tecnologia da informação (TI) que permitisse uma visão de todas as informações disponíveis com confiança e a velocidade necessárias.

Como resultado da implantação da plataforma da SAP, a Tampico Brasil tornou-se se tornou a primeira a entregar os resultados fechados à matriz no terceiro dia útil de cada mês.

"O Business One se mostrou um sistema muito simples do ponto de vista operacional e bastante prático", diz Calamita, acrescentando que a implementação foi feita em apenas três meses.

Ao reforçar sua gestão, a Tampico passou a ter informações atualizadas em tempo real e uma visão mais clara de sua operação. Como passou a conhecer mais detalhadamente seus custos e sua margem de lucro, a fabricante reduziu o fluxo de caixa e passou a administrar com mais precisão seus estoques.

Antes, como as informações demoravam a ser atualizadas, não havia informações de despesas e custos inerentes ao mês em análise. Assim, a empresa trabalhava com relatórios paralelos de controle de estoques, contas a receber e a pagar, suscetíveis a erros.

"Com isso, acabávamos estocando mais matéria-prima do que precisávamos. Tínhamos que nos prevenir para o caso de algum contratempo ao longo do mês, e comprávamos em excesso", lembra Calamita.

A Tampico importa a maior parte dos insumos usados na fabricação de sucos, uma atividade que precisa ser acompanhada sistematicamente para melhorar a lucratividade da companhia. Hoje, os dados são visualizados diariamente, com processos mais flexíveis.

"Com o SAP Business One é possível acompanhar a tendência das vendas, olhar para o final do mês e fazer projeções para o futuro. Assim, reduzimos o nível de inventário e o custo fixo. Temos uma gestão muito mais eficiente dos nossos negócios", afirma Calamita.

Outro aspecto positivo é que a ferramenta permitiu aos executivos um a acompanhamento mais de perto do comportamento das vendas no varejo e a definição rápida das campanhas para um giro mais rápido de seus produtos nas gôndolas.

A partir das informações geradas pelo aplicativo, a empresa sabe se vai atingir a meta do mês e, ao perceber que as vendas estão abaixo do esperado, pode tomar decisões rápidas, com ações de marketing nos pontos de venda.

Com as informações sobre o desempenho dos produtos nas lojas, a Tampico passou a produzir de acordo com a demanda de consumo, algo vital para a indústria de alimentos por conta dos prazos de validade.

O executivo da empresa também destaca que a gestão mais acurada do processo de venda e produção reforçou, inclusive, os controles de lotes de matéria-prima, que é outra exigência do setor.

Hoje, quando a Tampico inicia a produção dos sucos, o SAP Business One já identifica o número do lote da produção, informação que também é registrada na hora da venda para um dos sete envazadores da companhia.

Assim, em caso de qualquer alteração de sabor, ou outro tipo de questionamento na bebida pronta, a empresa tem imediatamente disponível todos os dados históricos necessários para checagem – produção de seu concentrado, lotes de todas as matérias-primas utilizadas, validades, fornecedores, datas, destinação – para ação imediata.

Essas informações estão armazenadas no sistema SAP, ao passo que anteriormente ficavam em planilhas Excel. "Com o SAP Business One, a operação brasileira se tornou mais ágil e melhorou o seu desempenho para atender aos anseios de nossos acionistas", conclui Calamita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.