Ser ágil é estar dentro do problema

0

Onde o time está e onde quer chegar? não é uma tarefa simples de fazer, pois esbarra na mudança da cultura dos profissionais da área. O estudo sobre o uso do multi-skill e não single-skill, reduz etapas e deve ser uma prática constante, com isso a equipe de teste utiliza os atributos qualitativos de funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade, planejamento e analise de uma equipe ágil de teste constrói e verifica a acurácia dos testes.

O valor de cada indivíduo vai dar o resultado da equipe, mas para isso é preciso desenvolver a agilidade, o que torna os problemas de um projeto quase que inoperante. Há uma maior proximidade e interatividade maior das pessoas, o poder está na equipe quando se trabalha com ágil. Existe uma reclamação continua e constante quando uma equipe não trabalha com nenhum tipo de processo, somente passa o serviço e depois cobra, há um grande desgaste para ambas as partes e sempre o projeto acaba atrasado. Outro ponto positivo para atenuar o fracasso é quando a equipe de teste não entra no começo do projeto ou não está incluída na hora de vender o projeto ao cliente para baratear, os desenvolvedores precisam também fazer este papel dificultando o andamento de todo o processo.

Como desenvolvimento de software e de liberação torna-se mais complexo do que nunca, as organizações estão começando a adotar práticas que irão agilizar seus fluxos de trabalho e que lhes permitam apoiar metodologias ágeis, bem como ajudar as equipes a um melhor desempenho através de projetos ativos. Entendendo melhor as questões de projeto e potencializar a equipe alcançar uma maior maturidade de aprendizagem e metas.

As equipes podem aproveitar para colher benefícios significativos e transformar a maneira como eles pensam sobre processos de teste e prevenir definição de riscos numa fase inicial, como o burndow (previsibilidade) não é apenas para a equipe de teste, mas de todos no time porque todos têm uma meta em comum, e essa meta é a estratégia do time.

Nesta direção, criar um time ágil para ter um projeto ágil, é estar dentro do problema, sem isso, teremos um gerente de projeto como capataz sem inspiração, proporcionando uma falsa sensação de segurança. Uma equipe ágil prepara profissionais a serem Software Engineer, acaba com a rotina de somente testar ou desenvolver, surgem responsabilidades tais como:

. Analisar as ideias e opções;

. Descrever o projeto;

. Discutir com outras pessoas sobre o projeto;

. Aprender outras atividades;

Não é necessário ser um especialista numa área, mas conhecer bem todas as áreas. Ágil consegue fazer isso e também transformar muitos profissionais qualificados, mas é preciso mudar o ambiente de trabalho, como?

. Baixa formalidade (sem horários fixos e sem roupas formais)

. Criar uma sala de descompressão

. Incentivar com cursos e certificações

A metodologia ágil no projeto é também um meio de verificar a produtividade dos colaboradores, equipe e empresa. Não há função de analista, projetista, arquiteto, etc. Na equipe, todos têm qualificações para analisar, projetar, desenvolver ou testar da melhor maneira possível. Todos devem estar cientes dos requisitos, prazos e principalmente: o objetivo. Nas reuniões da equipe são discutidos o andamento dos projetos, dificuldades, mudanças e sugestões.

Agilidade transforma testadores e toda a equipe em generalistas, portanto, podemos dizer que a empresa terá uma "coleção de bibliotecas" para reaproveitar o trabalho e dados para o melhor andamento no próximo projeto.

Oscar Correia, engenheiro de Testes no Fit – Flextronics, atua em projetos voltados para Openstack, RFID, Recycling, Certificações e Ensaios, escritor contratado pela editora Tate Publishing, USA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.