Mundo digital derruba barreiras da TI e do negócio e instaura cultura de inovação permanente

0

Depois de mais de 30 anos de indústria de TI e de ter pessoalmente surfado grandes ondas e revoluções de conceitos, me sinto à vontade para dizer que estamos vivendo uma nova onda, algo que deve se manter, gerando transformações e inovações, por no mínimo mais uma década.

Além das mudanças significativas nas quantidades e conteúdos que compõem a informação digital, os CIO's e arquitetos de soluções estão se deparando, hoje, com um novo usuário, que não está mais preocupado ou interessado em conviver ou utilizar estes ambientes. O foco do usuário, agora, é em como experimenta estes ambientes. Note o peso deste cenário. As áreas de TI devem propor ambientes que possam receber milhões de usuários desconhecidos e deles extrair o maior numero de informações comportamentais. Trata-se de coletar indícios que possam alimentar seus negócios e orientar as empresas a melhor abordar o usuário num futuro próximo. E, por "futuro próximo", entenda-se o minuto seguinte à interação original empresa/usuário. Se isso não acontecer, as informações desta empresa já terão se tornadas obsoletas.

Neste contexto, os negócios, as equipes de TI e seus pares devem se transformar para rapidamente atender aos novos desafios e a reinvenção das empresas que o mundo digital exige.

Além disto, o CIO deve entender a revolução digital e ter mecanismos extremos para balancear Risco X Performance corporativa. Isso tem de ser feito "on the fly", com o CIO e sua equipe desenhando projetos de inserção da empresa no mundo digital ao mesmo tempo em que mantém a empresa plenamente operacional. Não se trata de um processo trivial – é algo que exige embasamento e, acima de tudo coragem e disposição. Afinal, o processo de inovação contínua em plena operação gera uma evolução revolucionaria dentro do ambiente da empresa. Isso exige apoio dos pares do CIO e dos acionistas.

Budget de TI não é mais só da TI

Outra barreira a ser rompida é a que define o budget destes processos de transformação. O que antes era definido em um orçamento puramente de TI agora será decidido por meio de um budget cooperado e colaborado com as áreas de Marketing e negócios, stakeholders do negócio digital.

Note que cloud computing, BI/Analytics (Bigdata), Infraestrutura/Datacenter e Mobilidade são assuntos prioritários e determinantes na agenda dos CIOs e estão diretamente ligados ao Mundo Digital (digitalização da informação) e à experiência do usuário. Essas realidades são objeto de projetos bancados pela TI e pelas áreas de negócios. O foco de todos, sempre, será na experiência do usuário – seja o funcionário, seja o cliente, seja o colaborador de um parceiro ou de um fornecedor desta empresa.

Diversas empresas, negócios e seus respectivos CIOs estão se transformando para alinhar-se ao NOVO mundo digital, já pensando em temas como hologramas, digital signage/telas/monitores interativos, geolocalização, Google Glass, kinetics e approaches avançados para analytics.

É indiscutível que estes inovadores e profundos conceitos de mundo/negócios digitais serão, daqui para frente, os direcionadores e fatores determinantes ao sucesso de empresas e profissionais. As áreas de TI e o CIO devem considerar este novo ambiente de forma independente e não mais gastar tempo e energia pensando na evolução de um legado que tende a desaparecer. Pense na convivência dos mundos e sua transformação e não mais em expandir o ambiente atual, considerando o mundo digital. Isso não funciona. Lembre-se que o negocio digital exige uma nova plataforma. Então, pense digital!

ROI da inovação pode demorar a aparecer

É fundamental entender que o digital business exige a construção de nova plataforma. Esses investimentos já estão sendo feitos, mas não irão gerar ROI de curto prazo. Uma forma de conquistar os stakeholders para essa mudança – mesmo sem dados do ROI esperado, algo que poderia facilitar a aprovação do novo projeto – é fazer um forte trabalho de disseminação de novos valores dentro da empresa. Considere e divulgue a mudança de conceitos nos métodos e processos de negócios e no valor agregado que a possibilidade de fazer a gestão deste novo ambiente oferece de forma dinâmica, online e instantânea.

Vivemos em uma era em que uma grande corporação se define pelo tamanho de suas ideias e sua presença no mundo digital e não mais exclusivamente pela métrica faturamento X número de funcionários. Estas corporações têm, agora, um novo profissional, o CDO (Chief Digital Officer). Este gestor apoia-se no tripé TI + Resultados + Pessoal. O CDO chega para trazer mais valor ao negocio, através de ambientes digitais que facilitem as ações dos profissionais de vendas e marketing.

Em resumo, a TI não é mais um simples provedor de infraestrutura. Cloud computing, mobilidade, redes sociais e big data não são mais tecnologias e conceitos exóticos: trata-se da plataforma-base para os negócios digitais, uma realidade presente em todas as verticais e em todas as geografias. Para adotar essa plataforma e revolucionar a empresa, é necessário um trabalho de disseminação cultural, tão ou mais intenso do que a revolução tecnológica em si mesma. Ou seja, a cultura de inovação demanda uma nova cultura corporativa. A falta desta cultura pode fazer fracassar qualquer projeto de inovação e estratégia. Assim sendo, o CIO e seus pares devem disparar uma revolução de cultura digital na empresa, nos clientes e fornecedores. E, assim, seguramente terão sucesso, construindo uma empresa e uma gestão com vida longa e sempre renovada.

Paulo Henrique Pichini, CEO & President da Go2neXt Cloud Computing Building and Integrator.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.