Desbloqueando o poder do monitoramento real de usuários

0

A transformação digital está reinventando o modo como as empresas vendem e os clientes compram em aplicativos. As empresas estão desenvolvendo experiências de usuário únicas e interativas por meio de aplicativos em camadas, que são adaptados ao comportamento dos clientes. Dessa forma, é possível consumir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar. A computação e o consumo para todos é a meta das empresas. O foco da transformação digital é reduzir as barreiras do consumo de serviços, também conhecido como consumo sem atrito. Nesse contexto, as experiências móvel e na Web estão no centro do movimento que transforma o cenário digital. E no cerne dessa revolução digital estão o aplicativo e o gerenciamento de desempenho de aplicativos (APM, Application Performance Management).

Sobre o APM

O gerenciamento do desempenho de aplicativos é uma das principais responsabilidades dos profissionais de TI, seja qual for a especialidade ou o caminho de certificação. Pergunte a dez engenheiros e você provavelmente ouvirá dez definições diferentes de APM. APM é uma função dos serviços de infraestrutura subjacentes e conectados e do código do aplicativo. De acordo com a declaração de Joe Kim, CTO da SolarWinds, a meta final continua sendo manter a integridade e a execução contínua do aplicativo. Essa meta é uma constante, seja seu departamento de TI estritamente local, totalmente externo ou uma combinação dos dois: um ambiente de TI híbrida.

Os aplicativos na nuvem e móveis representam disponibilidade, agilidade e escalabilidade que atendem ao consumo do usuário final. A experiência do usuário precisa de linhas de base e dados de tendências para estabelecer o desempenho e o comportamento do aplicativo. Isso define a base para a Qualidade de serviço (QoS, Quality of Service) esperada e estabelece o vínculo do contrato de nível de serviço entre a empresa e o usuário. Os profissionais de TI são a garantia das promessas que as empresas fazem para os clientes em relação à experiência do usuário. A implantação do monitoramento real de usuário (RUM, Real User Monitoring) é crucial para otimizar e influenciar de maneira positiva a experiência do usuário, e é um dos princípios do APM.

Experiência do usuário

O RUM envolve gravar toda a interação do usuário com o site ou a interação do cliente com um servidor de aplicativos ou um aplicativo baseado na nuvem. O benefício do RUM é determinar rapidamente se os usuários estão sendo atendidos de maneira eficiente (latência mínima entre as interações) e efetiva (mínimo de erros durante as interações). Os provedores de serviços Web e de Software como serviço usam os dados do monitoramento real de usuários para gerenciar a QoS fornecida aos clientes em seus respectivos pontos de extremidade. Por exemplo, navegadores executados em laptops, tablets ou dispositivos móveis.

Como funciona o RUM?

O monitoramento real de usuários coleta o tráfego da Web injetando código em uma página da Web ou código nativo nos aplicativos para avaliar o feedback sobre desempenho e integridade do ponto de extremidade do navegador ou do cliente. Os dados do RUM são essenciais para solucionar erros ou lentidões de sites. Observe que isso é diferente do monitoramento sintético com navegadores da Web automatizados, que usam o tráfego da Web de entrada e de saída para registrar as medidas.

Desbloqueie o potencial do RUM

O RUM exige disciplina e rigor, além de um conjunto de ferramentas adequado que permite ao usuário agregar os dados e revelar rapidamente o ponto único da verdade da empresa para o usuário final. Ao aproveitar habilidades (por exemplo, a estrutura DART-SOAR da SolarWinds) como base para o monitoramento como disciplina, os profissionais de TI podem cumprir o SLA para proporcionar a experiência do usuário final de seus aplicativos para os pontos de extremidade.

Os profissionais de TI também podem combinar o monitoramento real de usuários com os dados e insights do rastreamento de aplicativos, dos serviços operacionais, dos sistemas de banco de dados e das redes para ter uma visão holística do aplicativo, já que a pilha de aplicativos normalmente vai além do site de front-end e dos serviços Web. Dessa forma, os profissionais de TI podem eliminar rapidamente falsos positivos durante as emergências de solução de problemas.

Por fim, com uma linha de base e dados de tendências de RUM, os profissionais de TI podem estabelecer um protocolo para corrigir incidentes em toda a pilha de aplicativos, como tempos de resposta mais longos ou serviços Web com problemas.

Conclusão

Para concluir, o monitoramento real de usuários é o componente essencial para fornecer uma excelente experiência do usuário por meio do gerenciamento de desempenho de aplicativos. Os profissionais de TI terão bons resultados ao desbloquear todo esse potencial e cumprir o SLA com os usuários finais.

Kong Yang, head geek da SolarWinds.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.