Nova ferramenta permite que usuários criem sinais em Libras

0

Desde que lançou o ProDeaf Móvel, o primeiro aplicativo que traduz Português para Língua Brasileira de Sinais (Libras), em abril de 2013, o ProDeaf – startup pernambucana especializada em tecnologia assistiva para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes – tem recebido incontáveis pedidos relacionados à inclusão de novos sinais. Agora, para atender às solicitações dos usuários, a empresa inova mais uma vez e lança o ProDeaf – Crie seu sinal.

Trata-se de uma ferramenta online – gratuita, como todas as versões do aplicativo -, através da qual qualquer pessoa em um computador conectado à internet pode criar um sinal em Libras e compartilhá-lo através da maior rede social do mundo: o Facebook.

Assim como o ProDeaf Web – versão online do tradutor, lançada em outubro deste ano -, o Crie seu sinal funciona em todos os navegadores de internet. Para usar, basta ter uma conta no Facebook, acessar o link http://web.prodeaf.net/CriarSinal e instalar o plugin indicado pela companhia. A partir daí, com o auxílio do mouse, o usuário faz o movimento correspondente ao sinal. Então verifica se o personagem 3D executa o movimento como ele gostaria e está feito. Aí é só usar o sinal no ProDeaf Web – e compartilhar com os amigos via Facebook.

A proposta do ProDeaf é ampliar o dicionário de palavras, utilizado no ProDeaf Móvel e ProDeaf Web, com base na experiência de quem utiliza a Libras para se comunicar diariamente. "Nossa meta é facilitar cada vez mais a comunicação entre surdos e ouvintes. E a possibilidade de criar sinais é uma maneira de aprimorarmos nossas ferramentas com a contribuição efetiva daqueles que realmente utilizam a Libras para se comunicar e, principalmente, coletar sinais usados pelas comunidades surdas que nós, muitas vezes, nem conhecemos", afirma João Paulo Oliveira, CEO do ProDeaf.

Segundo o executivo, a expectativa da empresa é incorporar ao aplicativo cerca de 1.000 sinais criados através do ProDeaf – Crie seu sinal, já nos três primeiros meses. Ele conta que todos os novos sinais passarão por validações da companhia, realizadas por surdos e intérpretes. E, uma vez aprovados, serão adicionados à base que integra os aplicativos do ProDeaf que, atualmente, já conta com mais de 3.000 palavras.

Patrocínio do Bradesco Seguros

A exemplo do ProDeaf Móvel e do ProDeaf Web, o ProDeaf – Crie seu sinal também será disponibilizado gratuitamente. Graças ao patrocínio do Grupo Bradesco Seguros, que abraça a causa da comunicação e da acessibilidade, é possível colaborar com a interação ouvintes e surdos.

Segun do dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 10 milhões de surdos no Brasil, e, deste total, 2,7 milhões não conhecem a Língua Portuguesa. Assim, o ProDeaf Móvel e o ProDeaf Web são úteis, justamente para eliminar a barreira de comunicação que há entre ouvintes e surdos – especialmente entre pessoas do mesmo convívio social, como parentes e amigos não fluentes em Libras.

Versões gratuitas rodam na web e nos principais dispositivos móveis

Inspirado em um amigo surdo, um grupo de jovens empreendedores de Pernambuco criou o ProDeaf Móvel, o primeiro aplicativo gratuito para smartphones e tablets (Android, iOS e Windows Phone 8) capaz de traduzir a fala e a escrita em Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O aplicativo foi anunciado em abril deste ano (http://prodeaf. net/instalar).

Em setembro chegou à versão 2.0 e, mais tarde, em outubro, a companhia lançou o ProDeaf Web (http://web.prodeaf.net), versão que pode ser usada através do Facebook para traduzir textos em Português para Libras.

Em todas as suas versões, o aplicativo funciona com base em um dicionário de mais de 3.000 sinais. Dessa forma, além de traduzir as palavras digitadas, o sistema também permite consultar termos por ordem alfabética ou ainda por diversas categorias (animais, trabalho, alimentação, política etc.).

O aplicativo já registrou mais de 100 mil downloads até aqui. O projeto, que impulsionou a criação da companhia pernambucana ProDeaf, é fruto de um investimento de R$ 500 mil, feito com financiamento do Sebrae e do CNPQ.

O desenvolvimento do ProDeaf levou dois anos e contou com a participação de 12 profissionais, incluindo designers, intérpretes, linguistas e programadores, liderados por Oliveira, pelo Chief Operations Officer Flávio Almeida, e pelo Chief Technology Officer da companhia, Amirton Chagas. O projeto contou ainda com a participação de colaboradores surdos das empresas do Grupo Bradesco Seguros. "A comunidade surda também atuou, nos fornecendo feedback para que chegássemos a este novo produto", explica João Paulo Oliveira, CEO do ProDeaf.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.