Indra implementa sistema smart grid de distribuição de energia

0

As cinco cooperativas distribuidoras de energia, Coprel, Certel, Certaja, Creluz e Cermissões, do sul do país, escolheram a solução inGRID desenvolvida pela Indra, para atualizar seus sistemas de gestão de distribuição de energia. Juntas, estas cooperativas fornecem serviços para mais de 200 municípios no estado do Rio Grande do Sul. A adoção desta solução aproxima as empresas do conceito das smart grids, que prevê um modelo mais moderno de controle e exploração da rede de distribuição elétrica.

Este projeto contempla a implementação do inGRID, solução global da Indra desenvolvida no Brasil a partir do Centro de Excelência para Tecnologias Energéticas, localizado em Campinas, interior de São Paulo. O inGRID dá suporte aos processos de operação da rede (detecção de incidências, gestão de manobras e programação de ocorrências), bem como a gestão de avisos de clientes e mobilidade para execução das ordens de campo.

Um dos módulos do inGRID que será implementado nas distribuidoras é o inDMS (Distribution Management System), que incorpora o conceito das smart grids, que entre outras características, tem maior capacidade para gerenciar o volume de dados e trabalha com um modelo bilateral de comunicação com o consumidor por meio de medidores inteligentes.

Outro módulo implementado nas cinco distribuidoras é o iWFM (Workforce Management), que contempla uma solução de gestão de ordens de serviço completamente integrada com os sistemas corporativos do cliente. Sua aplicação contribui para um gerenciamento otimizado dos trabalhos de campo, uma vez que incorpora os conceitos de mobilidade (via tablets e/ou smatphones) para execução de cortes, religações, novas ligações e execução de reparos emergências, entre outros, melhorando a produtividade de toda a equipe, ou seja, mais atendimentos realizados por dia.

Além dos módulos em implantação nestes clientes, o inGRID também apoia as empresas no controle de quanto e onde a energia distribuída está sendo consumida e com isso ajuda a diminuir os níveis de perdas técnicas e comerciais, que juntas podem ultrapassar os 20% da energia distribuída. Outra característica da solução é contribuir para o aumento da eficiência energética, uma vez que dispõe de ferramentas de análise apoiada em algoritmos de cálculos elétricos próprios, que permitem a otimização da rede elétrica no planejamento de longo prazo e no desenho de projetos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.