Blue Planet, da Ciena, lança solução de automação com IA

0

A evolução do 5G, Internet das Coisas (IoT) e dos serviços em nuvem vem tornando as redes cada vez mais complexas e dependentes de softwares, gerando entre os provedores a necessidade de usar métodos proativos para evitar interrupções nas operações.

Para enfrentar o desafio, a Blue Planet, uma divisão da Ciena, está aproveitando o poder da automação e da inteligência artificial (IA) para ajudar os provedores não apenas a prever, mas também agir de forma proativa na prevenção de falhas. A nova solução da Blue Planet, PNO (Proactive Network Operations), permite operações assistidas por IA para aprimorar significativamente o processo de solução de problemas, abrindo caminho para o desenvolvimento de uma rede mais adaptativa.,

Segundo a Ovum, os provedores de serviços de comunicação (CSPs) indicam que sua prioridade para a aplicação de IA é a prevenção, detecção e correção de falhas — mais de 40% deles pretendem fazer a implementação nos próximos 18 meses.

A Colt Technology Services têm visto os benefícios da capacidade de previsão da Blue Planet, que coleta e processa dados de telemetria de diversas fontes em toda a rede global de produção e identifica falhas com grande precisão. "A IA é melhor aproveitada quando aplicada a casos de uso reais que melhoram nossas operações de rede ao eliminar tarefas manuais que consomem muito tempo. Os recursos de análise preventiva e prescritiva da Blue Planet nos garantem benefícios comerciais concretos, pois nos permitem oferecer benefícios comerciais reais a partir destas análises. Isso nos permite planejar o futuro, preparando nossa rede para 5G, IoT, nuvem e outras tecnologias emergentes.", diz Mirko Voltolini, Global Head of Network on Demand, da Colt Technology Services.

Usando algoritmos avançados de machine learning, o PNO da Blue Planet pode prever possíveis interrupções nos serviços com uma precisão excepcional, prevendo até 95% das falhas não planejadas com base na análise de anomalias Ethernet e perda de sinal óptico (LOS). O PNO pode identificar rapidamente a causa do problema e definir quais medidas para resolvê-lo de forma preventiva.

A Blue Planet criou também uma calculadora de economia de OpEx (despesas operacionais) para estimar a potencial redução nos custos promovida pela implantação do PNO. Segundo as estimativas da Blue Planet, provedores podem, em média, economizar 38%  na resolução de problemas em OpEx por ano. 

O PNO pode ser integrado aos ambientes dos provedores independentemente dos sistemas e dos equipamentos de rede utilizados. Além disso, os profissionais da Blue Planet podem ajudar a ajustar e personalizar a solução com base nos objetivos específicos de negócio e no ambiente de rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.