Veracel transforma infraestrutura de TI com nova solução de armazenamento

0

A Pure Storage anuncia que a Veracel, uma joint venture das duas maiores produtoras de papel e celulose do mundo, escolheu a Pure Storage para impulsionar seu projeto de transformação digital, que objetiva manter a excelência operacional com baixo custo de produção e maior qualidade, para entregar o produto com o preço mais acessível do mercado.

A cadeia produtiva de papel e celulose faz parte do setor de base florestal, que engloba desde a produção de madeira até a de artefatos de papel. Somente no primeiro semestre de 2018, a indústria cresceu 34%, atingindo a marca de US$ 5,5 bilhões em exportação. Desse resultado, 45,9% ficou por conta do comércio de celulose e 5,7% de papel. A Veracel foi fundada em 1991, em Eunápolis, região sul da Bahia, e iniciou a produção de celulose em 2005, contribuindo também com a qualidade de vida local, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais e econômicas que beneficiam a região.

Com cerca de 3500 funcionários e uma operação contínua 24×7 em 200 mil hectares de terra, a empresa sentiu a necessidade de equipamentos mais robustos, redução de latência e aumento de desempenho para apoiar esse processo de cadeia produtiva. Após um histórico de quase 30 anos com infraestrutura tradicional de armazenamento, adotou Tecnologia de Automação e de Informação (TAI) para criar sinergia entre as áreas e modernizar o ambiente tecnológico.

Atualmente com infraestrutura convergente baseada na solução FlashStack da Pure e servidores Cisco, a empresa possui um ambiente 100% virtualizado, com todas as cargas de trabalho em execução na Pure, incluindo equipamentos críticos para automação industrial, desde a planta até o core corporativo – SAP, com configurações adequadas para cada departamento. Além disso, há integração entre a solução da Veeam Software e Pure, que proporciona aumento de desempenho também no processo de backup.

"Nossa preocupação é ter a melhor base para sustentar toda a transformação digital da empresa. Para isso, buscamos fornecedores de infraestrutura de TI para nos prover a melhor tecnologia para produção de celulose, e nos ajudar nessa evolução sem causar riscos à operação – já que qualquer erro impacta diretamente a produção", explica Rodrigo Gonçalves, gerente de Tecnologia da Informação na Veracel.

O principal objetivo do projeto foi alcançado: manter dois data centers ativos, sem qualquer risco de interrupção na fábrica. Além disso, houve eliminação de custos de manutenção de migração homogênea do SAP (HSC), de equipamentos e de certificação periódica. "Nossa equipe é limitada e não é viável deslocar frequentemente esses profissionais para que sejam capazes de usar uma tecnologia complexa. A solução da Pure foi implementada em uma hora. Em três dias convertemos 200 máquinas virtuais e com apenas o manual em mãos, nossa equipe já estava apta para utilizar. Este é um ganho imensurável", explica Gonçalves. O processo de migração das máquinas físicas foi apoiado pela parceira BS4IT Soluções.

A Veracel está localizada em uma área distante de centros urbanos, o que dificulta um suporte imediato para garantir que a operação não seja interrompida por falhas tecnológicas. Com a Pure, a empresa eliminou esta dificuldade, por meio de uma solução de alta disponibilidade, que oferece redundância e suporte 24 horas por dia para mitigar riscos.

Entre os resultados do impacto já analisado pela Veracel, é possível destacar a redução da latência de 100 ms para 1 ms, que resultou numa agilidade muito superior em processos mais complexos e demorados; processamento de dados 700 vezes mais rápido (comparado em soluções de Mapas e Queries); e espaço de armazenamento reduzido em 400%, com apenas um rack em cada data center.

Com o ganho de 30% em desempenho, para os usuários o impacto em qualidade e velocidade é altamente significativo, sem a necessidade de paradas para manutenção. Houve redução também de 90% no tempo de resposta das principais aplicações. Ainda falando de performance, o tempo de fornecimento de relatórios e sistemas críticos reduziu expressivamente de duas horas para uma média de 8 segundos. Além disso, em um mês de uso houve a redução de 5 para 3.3 TB em compactação de massa de dados da produção.

A cada cinco anos a Veracel revê as estratégias de TI e, no ano passado, após testar todos os players do mercado, incluindo soluções hiperconvergentes, a solução da Pure Storage se destacou em desempenho e melhor custo-benefício. Com uma oferta 40% mais em conta do que a concorrência, a Pure ajudou a produtora de celulose a eliminar o planejamento de Capex, já que o modelo de negócios Evergreen permite a flexibilidade de upgrade sem custo adicional, no qual a Veracel apenas renova a garantia a cada três anos para complementar a solução.

"O grande ganho que tivemos com a Pure, além de ter um excelente equipamento, é o tipo de garantia e de suporte com o Evergreen, que atualmente não se encontra em nenhum outro fornecedor. Isso nos oferece segurança funcional e contratual, sabendo que nosso storage nunca vai ficar obsoleto e não teremos surpresas com custos no meio do caminho", explica Gonçalves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.