Ferramenta de geoprocessamento suporta negócios da Lopes

1

Desde 2005, a Lopes utiliza a ferramenta GIS (Sistemas de Informações Geográficas) para suportar as suas atividades de intermediação, consultoria e promoção de financiamentos de imóveis no Brasil.

A empresa é usuária do software ArcGIS, desenvolvido pela Esri, dos Estados Unidos, e fornecido pela Imagem, que atua no licenciamento, implantação e suporte.

A Imagem atua também na consolidação das bases de dados geográficos e, por meio de treinamento, transfere conhecimentos técnicos sobre a tecnologia GIS aos profissionais da Lopes.

Atualmente, a aplicação GIS está centralizada no departamento de inteligência de mercado da empresa, em São Paulo, e atende a operação da Lopes em dez Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Ceará – além do Distrito Federal.

"No ano de 2012, mais de 210 empreendimentos imobiliários – aproximadamente 80 incorporadores – contaram com análises de geoprocessamento em suas estratégias de lançamento e vendas", revela Willian Rosalen, coordenador de GIS e inteligência de mercado da Lopes.

Segundo ele, outro indicador importante para mensurar o resultado positivo do projeto é que no mesmo ano a aplicação GIS colaborou para produzir mais de 2400 mapas com inúmeras análises em todos os 11 Estados em que a Lopes tem operações.

Antes do uso de aplicações de geotecnologia, o quadro de negócio da Lopes tinha como base o vasto conhecimento mercadológico dos diretores em determinadas regiões para gerar análises de desenvolvimento de futuros projetos.

Entretanto, os avanços do mercado exigiram maior precisão nas informações estratégicas.

A escolha da fornecedora da aplicação GIS foi realizada com base em critérios que avaliaram desempenho, assistência técnica, preço, interface amigável e layout dos mapas que a ferramenta apresenta.

Entre os principais resultados alcançados pela Lopes, Rosalen cita a velocidade no acesso às informações e a assertividade que a geotecnologia proporciona nos diagnósticos.

Esse fator se deve aos recursos de geoprocessamento que permitem prever em até 90% a área de influência de um empreendimento antes do seu lançamento.

Além disso, é possível mapear parceiros, concorrentes e compradores em potencial, entre outras informações.

A empresa ainda conta com um serviço em seu site que permite ao cliente final inserir o CEP de seu imóvel e saber a média de valor por metro quadrado, serviço anteriormente realizado apenas mediante visita e avaliação de um consultor.

Embora a ferramenta não substitua o profissional nessa etapa, agrega qualidade nos serviços por servir como filtro que agiliza o processo e direciona o cliente, evitando custos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.