Cooperativa Agrária adota novo modelo de governança de TI

0

Eficiência, agilidade e economia operacional são características chave para o melhor desempenho de qualquer instituição, independente da área de atuação. Foi pensando nestes aspectos que a Agrária, cooperativa agroindustrial que possui uma maltarias do que atende 20% do mercado nacional, passou a utilizar um novo modelo de governança de TI com o apoio da Atos.

Após a implementação do projeto de TI, a cooperativa obteve resultados em eficiência e qualidade no serviço de atendimento, com o aumento de 60% de satisfação dos usuários, maior segurança com a implementação de sistemas de informação, além de conquistar duas certificações ISO 9001 no período de apenas um ano.

De acordo com Walter Galvan, gerente administrativo e financeiro da cooperativa Agrária, as estratégias de negócios foram atingidas em menor tempo e com melhores resultados. "A parceria com a Atos nos trouxe diversas conquistas em termos operacionais. Ela também foi a propulsora da capacitação da equipe de TI, pelo excelente trabalho de treinamento prestado", afirma.

Galvan explica que o trabalho desenvolvido abordou diversas áreas essenciais para a cooperativa, tais como: Central de Serviços, Gestão de Infraestrutura, Gestão de Projetos, Governança e Segurança da Informação. "A Atos também tem nos apoiado em outras iniciativas como Gestão de Mudanças, Revisão de Processos e PMO (Project Management Office), que nos permitiu implantar importantes melhorias baseadas nas melhores práticas do mercado, dentre elas ITIL e Cobit 5", afirma.

Segundo Alexandre Morais, gerente da divisão de Consultoria na América Latina da Atos, a implementação do modelo de governança na Agrária, antes do início do projeto de implementação do ERP da SAP, fez com que a cooperativa tenha uma TI preparada para execução de um projeto de grandes dimensões de maneira paralela à operação diária de TI. "Além disso, garantimos maior engajamento da organização no projeto, através da frente de Gestão de Mudança Organizacional, definindo o modelo de comunicação, avaliação de impactos organizacionais e treinamento durante a implementação SAP, além da frente de PMO do projeto", finaliza.

Sobre a Agrária

A Agrária é uma cooperativa agroindustrial localizada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR). Estabelecida na década de 1950, a instituição alia tradição e história à tecnologia e gestão de excelência. A partir da agricultura, a Agrária instituiu cadeias produtivas completas, que compreendem desde pesquisa agrícola, realizada pela FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) até a industrialização. Hoje, a cooperativa possui aproximadamente 600 cooperados, 1.100 colaboradores e faturou, em 2014, R$ 2,2 bilhões.

Os cooperados são caracterizados pela gestão profissional das propriedades e pelo alto nível tecnológico adotado no campo. As principais culturas produzidas pelos cooperados são soja, milho, trigo e cevada. A instituição possui seis unidades de negócios: Agrária Malte, Agrária Farinhas, Agrária Nutrição Animal, Agrária Sementes, Agrária Óleo e Farelo e Agrária Grits e Flakes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.