Leão Alimentos e Bebidas aperfeiçoa gestão com uso de ferramenta de BI

0

Depois de ganhar experiência com uso de business intelligence nas de finanças, recursos humanos e vendas, Leão Alimentos e Bebidas está expandindo o uso da plataforma Qlik para a área de suprimentos, para controle das informações de frete e logística.

O uso da ferramenta, que começou como departamental, em 2012, foi sendo adotada de forma gradativa, e agora faz parte da estratégia corporativa. Em parceria com a Qconsulting e com o apoio da Inteligência de Negócios, a Leão Alimentos e Bebidas criou uma equipe de governança de TI para definir quais seriam os usos mais adequados da ferramenta por toda a companhia.

Como resultado, foi desenvolvido um painel (dashboard) para diferentes setores. No setor financeiro um oferece informações sobre todos os custos da empresa e pode ser acessado por gestores e diretores.

"O painel nos trouxe muito mais agilidade. Antes, precisávamos de pessoas dedicadas ao controle das informações dessa área, tanto para gerar relatórios como para acompanhar as métricas", afirma Leonardo Marchiori Maimone, gerente de Sistemas de Negócios da Leão Alimentos e Bebidas. "Com o dashboard deixamos de ter esse esforço operacional e o time passou a dedicar-se a atividades mais estratégicas. Hoje temos rápido e fácil acesso aos dados", completa.

O dashboard de RH controla os dados dos cerca de 2200 colaboradores da empresa, espalhados por todo o Brasil, trazendo informações como horas extras ou dados de absenteísmo (ausência do funcionário no ambiente de trabalho, seja por falta, saída ou atrasos – justificados ou não). Antes essas informações eram controladas por um sistema de folha de pagamento e, para acessá-las, era preciso solicitar ao departamento de RH. Hoje, com apenas um clique, os diretores conseguem visualizar todos os dados necessários sobre o setor.

Na área comercial, o dashboard apresenta todas as informações de vendas – da empresa com seus distribuidores e dos distribuidores com o mercado. Traz indicadores de geoanálise que permitem descobrir quais regiões estão vendendo mais ou menos, por exemplo. Além disso, traz ainda a possibilidade de acompanhar todos os pedidos realizados, desde o momento em que são feitos, e de analisar os estoques. Todos os dados permitem controlar melhor a produtividade da Leão Alimentos e Bebidas como um todo e basta um clique para visualizar os mais diversos recortes de informações.

Com a implantação do BI em andamento na área de Supply, a empresa espera ter melhores informações para planejamento e gestão de custos logísticos e de frete. "Será possível acompanhar, em tempo real, as informações sobre o atendimento ao cliente, para descobrir se tudo foi entregue na data acordada e, inclusive, se a remessa saiu do depósito mais próximo ao cliente – o que diminui os custos. Teremos, ainda, projeções de estoque", enfatiza o gerente de Sistemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.