Economia digital: América Latina está no bom caminho

0

A revolução já está acontecendo. Ingressamos no mundo da economia digital e em tudo o que isso implica em termos de oportunidades e desafios. Sem dúvida, a economia digital abre caminhos para elevar a receita e competir em mercados globais. Por outro lado, as empresas que não conseguem adaptar seus produtos, serviços e ferramentas de gestão ao novo contexto estão condenadas a ceder espaço ou mesmo a perder sua relevância para uma concorrência digital cada vez mais eficiente.

Nos últimos anos,  temos visto desaparecer na América Latina serviços físicos de aluguel de filmes, lojas de discos e uma grande porcentagem das agências de viagem. Da mesma maneira, imobiliárias, corretoras de seguro e empresas de serviços hoteleiros estão lutando para se reinventar, enquanto outros como Uber, Airbnb e Amazon estão sendo os grandes vencedores da economia digital.

Graças à digitalização, organizações de qualquer tamanho ou setor são hoje capazes de transformar suas operações de tal forma que se tornam capazes de prestar um serviço mais rápido, mais eficiente e especialmente sob medida para cada um dos seus clientes.

Nós, latinos, estamos criando e consumindo bens cada vez mais digitais – desde músicas e filmes em formatos eletrônicos até aplicações para nossos telefones inteligentes e tablets que nos permitem gerir empresas a partir de qualquer lugar. De acordo com a GSMA, a América Latina será a segunda região com o maior número de telefones inteligentes até 2020 e por isso se espera que centenas de milhões de novos clientes entrem na economia digital.

Por outro lado, a economia digital está se tornando um motor do crescimento econômico e geração de emprego, fatores fundamentais para países em desenvolvimento. Um estudo da Cepal destaca que esse segmento contribui com quase um milhão de novos postos de trabalho a cada ano na região.

Ao mesmo tempo, os latino-americanos estão cada vez mais conectados – 47% da população já tem acesso à Internet. O Departamento de Estado dos Estados Unidos relata que o público da América Latina na Internet cresceu 23% em 2014 e representa 8% da audiência global.

Os números são muito promissores, mas ainda estamos longe de alcançar os níveis da economia digital em outras regiões. Faz falta uma política de governo que estimule o investimento privado em empreendimentos digitais. Enquanto em Israel esse valor equivale a US$ 818 per capita por ano, na América Latina é de apenas US$ 1,67.

A América Latina está dando apenas os primeiros passos nesse terreno, mas, sem dúvida, estamos no bom caminho.

Claudio Muruzábal, presidente da SAP América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.