iPaaS – Integrando serviços na nuvem

0

Você já ouviu falar em iPaaS (Integration Platform as a Service)? São serviços em nuvem ou softwares como serviço (SaaS) que permitem que vários aplicativos, componentes de software, dados e infraestruturas, sejam compatíveis. Esse tipo de serviço tornou-se uma parte do valor agregado dos negócios para as empresas que possuem seus ambientes na nuvem e parte importante na decisão do CIO de levar seus workloads para Cloud Computing.

O mercado tem compartilhado experiências sobre a maturidade das empresas no uso de Cloud Computing, já que estamos passando por um momento no qual cloud não é mais uma novidade. Ter os recursos de tecnologia em nuvem para sustentar o crescimento do negócio e fomentar a inovação para que as empresas não tenham seus ambientes obsoletos, já é uma realidade.

Contudo são observados grandes desafios na consolidação de informações, integrações com o legado, entre outras convergências de tecnologias, quando executivos tomam a decisão da jornada para a nuvem ou da transformação digital de suas organizações.

O modelo iPaaS e suas ferramentas de integração vêm ganhando força no mercado justamente para apoiar nesses desafios e permitir que conectores como serviço possam fazer este papel, contribuindo para as decisões de negócio. Segundo o Gartner, este é um mercado emergente e já cresceu mais de 60% desde 2016, movimentando mais de US$ 700 milhões. Essa expansão deve continuar, à medida que a maturidade do uso da nuvem e de Software como Serviço seja potencializada.

iPaaS inclui ferramentas e tecnologias que suportam a execução de fluxos de integração, o desenvolvimento e o gerenciamento do ciclo de vida de integrações, o gerenciamento e o monitoramento de fluxos de aplicativos, a governança e os recursos essenciais de Cloud Computing como serviço, elasticidade e autoprovisionamento.

Dada à crescente mudança em direção a arquiteturas híbridas, é muito importante começar a pensar em estratégias de integração de longo prazo, para suportar modelos de tecnologias que incluam recursos locais e cloud. Para necessidades de integração de curto prazo, o iPaaS se concentra na integração de e-commerce/B2B e integração na nuvem, fornecendo soluções simples que conectam rapidamente aplicativos terceiros e serviços de cloud. Para estratégias mais robustas e planejadas, o iPaaS pode ser totalmente customizado para atingir os objetivos de integração. Desde conectores prontos para integrações simples como Salesforce, Microsoft Dynamics, Office 365, Redes Sociais, até o desenvolvimento de integrações mais complexas como ERPs, CRMs e IoT (Internet das Coisas), por exemplo.

A eficiência e a consistência de um negócio on-line são alcançadas com a agilidade com que os dados são processados entre os aplicativos ou ambientes. Os dados críticos para o negócio precisam ser atualizados em tempo real (ou quase), de modo a permitir que empresas, produtos ou serviços possam funcionar sem intervenção humana. É complexo manter bancos de dados ou aplicativos que sejam sincronizados manualmente. A gestão de identidades entre os ambientes torna-se mais complicada quando eles não estão conectados, além dos custos altos para manter esta operação em funcionamento. Neste cenário, necessidades de integração de dados e identidade são claras. O iPaaS fornece uma plataforma única para integração dessas informações, o que permite eliminar a necessidade de mão de obra ou software especializado para fazer a entrada manual de dados.

O importante é que hoje existem recursos e tecnologias que cercam o modelo de integração iPaaS, permitindo aos gerentes, diretores e profissionais C-Level tomarem decisões mais assertivas e consigam expandir as estratégias de migração ou de transformação em cloud, integrando o que for necessário para a evolução de suas tecnologias, serviços e produtos.

E para finalizar, o iPaaS traz para o mercado plataformas como serviço, facilita integrações, diminui despesas e garante que os modelos de negócio possam se transformar conforme as tecnologias disponíveis em soluções no modelo Cloud Computing. E você, o que você está esperando para reduzir a manutenção dos tradicionais problemas de integração de tecnologias da sua empresa?

Wilder Martins, diretor de Tecnologia na Dedalus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.