Como a Inteligência Artificial vai impactar o call center de operadores de Telecom?

0

Aplicar inteligência às estratégias de negócios faz parte de uma visão de mercado para a melhoria da performance em diferentes segmentos de empresas. Porém, no atendimento ao cliente via call center, imputar "inteligência artificial" às soluções é primordial, principalmente quando o atendimento está crítico, exigindo um ação mais personalizada ao cliente.

As operadoras de telecomunicações, por exemplo, têm adotado modelos centralizados de controle do atendimento com o objetivo de gerir, distribuir e segmentar o tráfego entre suas operações do call center, seja próprio ou terceirizado. Mas este processo pode ficar mais personalizado com as preferências e necessidades do cliente quando uma solução de inteligência artificial é integrada às plataformas.

Os modelos centralizados estão embasados nas análises dos atendimentos e roteamento inteligente aos agentes, e a entrega das chamadas passa por quatro desafios:

1 – Encontrar o agente certo para o cliente: é preciso casar o perfil do agente ao tipo de chamada e considerar seu desempenho durante o roteamento;

2 – Acessar informações dos clientes: é necessário buscar as informações do cliente por múltiplas fontes e capturar o último agente que o atendeu;

3 – Gerenciar rotas dinamicamente: os call centers têm de alterar o roteamento sem envolver a TI para que haja agilidade no processo, e manejar a distribuição inteligente de chamadas entre empresas terceirizadas e os call centers próprios;

4 – Otimizar o uso da força de trabalho: rotear as chamadas com base no valor do cliente e o custo do agente, e prover o agente com dados de contexto da chamada.

Os indicadores de desempenho (Key Performance Indicators – KPIs), atualmente, são calculados junto aos índices de qualidade para estimular a competitividade entre as empresas prestadoras de serviços, quando se busca reduzir transferência e bad calls, além de aumentar a satisfação do cliente e reduzir o tempo de atendimento.

Quando há uma solução de inteligência artificial integrada às plataformas de call center, as regras de roteamento são definidas no momento em que a chamada é identificada na URA (Unidade de Resposta Audível), criando índices analíticos do contato em tempo real. Com isso, é possível tomar decisões mais ágeis e oferecer ao cliente um atendimento adequado a seu perfil.

A solução auxilia o encaminhamento da chamada para um agente com visão 360º, e o pré-roteamento é orientado pelos indicadores de negócios dinamicamente calcu­lados com base em meta­dados analíticos do comportamento do cliente, além de outros dados obtidos de forma não invasiva pelo CRM, ERP, Billing e outros sistemas. A inteligência imputada nas plataformas de call Center ainda controla informações de indicadores de performance, gerando o processo de 'fila virtual' para a gestão de rechamadas (callback), interagindo com o cliente, que por sua vez pode agendar a melhor hora para receber a próxima chamada.

A inteligência artificial aplicada à estrutura de Business Intelli­gence fortalece o relacionamento com o cliente, já que o atendimento se torna mais ágil e assertivo para a solução de problemas. Ainda, amplia as oportunidades das empresas para renovar negócios.

Marcelo Penteado é diretor adjunto de soluções da Wittel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.