Bancos precisam ser assertivos nos investimentos em TI

0

Nunca o setor bancário investiu tanto em tecnologia como nos dias atuais. Uma pesquisa recente da Febraban mostrou que somente no Brasil, as instituições financeiras investiram R$ 18,6 bilhões em TI, com principal destaque para software (45%), hardware (35%) e telecom (19%). A mesma pesquisa também mostra que os bancos brasileiros estão de olho em analytics, pois 47% das instituições investiram em soluções preditivas ano passado.

Pressionados pela tentativa de superar de forma rápida o momento econômico e financeiro marcado por incertezas, novas regulações e pressões dos acionistas, os bancos enxergam o investimento em tecnologias digitais como a forma mais assertiva para atrair e reter o cliente. Afinal, estamos falando de um momento de consolidação dos investimentos em TI, pois o mobile banking ultrapassou o Internet Banking em 2016, no Brasil, se tornando o canal preferido para transações bancárias, e muitas empresas do setor também já consideram a inteligência artifical e machine learning, pois querem focar na experiência do cliente.

No entanto, os bancos ainda precisam olhar para práticas antigas e padronizadas que causam riscos organizacionais e comprometem a experiência do consumidor. Isso porque o setor ainda é preso a sistemas legados que não se comunicam internamente e não calculam onde estão os erros e riscos futuros, que comprometem as receitas das instituições. E, quando o assunto é vazamento de receita, há também questões importantes, como precificação errada e contratos antigos – que são recorrentes em instituições financeiras globais e locais, mas que podem ser resolvidos com a aplicação de algorítimos certos, algo que o big data e machine learning podem fazer pelos softwares de negócios. Afinal, a análise de dados permite compreender a jornada do cliente e oferecer serviços que poderão facilitar o relacionamento com a instituição financeira.

A busca pela experiência

A gestão do relacionamento comercial também é um desafio. Somente a tecnologia pode ajudar na resolução de problemas críticos para os negócios, como controle de riscos, atendimento da demanda e redução de custos. No final das contas, o impacto será positivo na geração de receita e experiência do consumidor multicanal, que busca um atendimento personalizado, com compreensão global e local dos seus negócios.

Na era em que a experiência do consumidor importa e a demanda por inovações e comunicação por qualquer ponto de contato pode ajudar empresas a entender, interagir e estar mais perto do cliente, é preciso olhar para as pequenas falhas internas, principalmente em momentos de crise econômica, em que as oportunidades de minimizar perdas e otimizar recursos devem ser abraçadas. Afinal, as tecnologias integradas ao atendimento bancário podem melhorar a performance, prever riscos e perdas, tornando os bancos mais assertivos na tomada de decisões para atrair a nova geração de consumidores que exigem transparência nas cobranças e serviços personalizados na palma da mão.

Gabriel Lobitsky, diretor de vendas da Infor para Brasil e Sul da A. Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.