App vai coletar e analisar dados sobre situação da água no Estado de São Paulo

0

Engajados como agentes mobilizadores na questão da escassez da água no Estado de Paulo, a IBM Brasil e o Instituto Cidade Democrática lançaram o aplicativo Água Viva. Trata-se de uma ferramenta colaborativa para que qualquer cidadão possa registrar incidentes relacionados à água, como localização de fontes, vazamento, falta, entre outros, além de abrir espaço para troca de ideias sobre como poupar o recurso natural.

O intuito do Água Viva é utilizar a inteligência coletiva para produzir propostas e ações transformadoras, por meio da interação, colaboração e exercício do papel social de cada um em prol de um bem comum. As informações coletadas pelo app serão analisadas e levadas ao poder público pelo Instituto Cidade Democrática, potencializando a capacidade da sociedade civil em articular-se para auxiliar os governantes na tomada de decisões.

O app é gratuito e irá, inicialmente, registrar as situações no Estado de São Paulo. Está disponível para dispositivos móveis em Android e, em breve, para iOS. As categorias que fazem parte do aplicativo Água Viva são "Faltou Água", "Vazamento de Água", "Realidade dos Poços", "Fontes de Água" e "Ações para Economizar". Dentro de cada uma, há subcategorias para especificar rapidamente dados como período do dia, frequência, características e tipo de local. Após selecionar a opção, o usuário pode adicionar uma foto para visualização, comprovando os dados incluídos no aplicativo. Dependendo do tópico, as informações podem ser trocadas por texto, como é o caso das dicas para economizar água. As ocorrências fornecidas pelos usuários estarão disponíveis no site: agua-viva.org.

Desenvolvido pela IBM, o aplicativo utiliza tecnologia chamada Mobile Aplication Fabric (MAF). O MAF é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações de georeferenciamento criada pelo Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil e baseada no IBM Worklight Foundation. Esta plataforma permite a criação rápida de aplicações móveis para crowdsourcing, possibilitando aos usuários identificar eventos contendo informações associadas à sua localização coletadas automaticamente. Ao utilizar o aplicativo o usuário pode colaborar na apuração do que está acontecendo com a água nas regiões da cidade. Na segunda fase do projeto, a IBM vai usar tecnologias analíticas para gerar insights de dados coletados pelo aplicativo. Eles serão relatados às autoridades, a fim de ajudá-las a tomar as melhores decisões sobre os problemas identificados.

"A ideia do projeto é que as pessoas e os órgãos públicos se apropriem dos dados contidos no aplicativo para formular políticas públicas a fim de solucionar a crise de água. Este é o primeiro levantamento que iremos fazer por app", diz Rodrigo Bandeira, cofundador e coordenador de mobilização do Instituto Cidade Democrática.

"O trabalho desenvolvido com o Instituto Cidade Democrática está entre as ações de impacto social que a área de Cidadania Corporativa da IBM realiza, sempre focada em parcerias com organizações alinhadas aos valores da companhia", conta Alcely Barroso, executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.

Aliança pela Água- 

O aplicativo Água Viva soma-se aos esforços para preservação da água, como o projeto Água@SP. Esta é uma iniciativa do ISA (Instituto Socioambiental) e do Instituto Cidade Democrática e tem o objetivo de mapear agentes e propostas que possam colaborar no combate à crise de escassez de água. O resultado do primeiro estudo foi apresentado em outubro do ano passado e, na sequência, foi lançada a "Aliança pela Água", uma coalizão de organizações da sociedade civil que visa contribuir para a segurança hídrica do Estado.

Infográfico – Confira o passo a passo para uso do app:

Cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.