Pesquisa aponta que atividades contábeis têm 98% de chance de serem substituídas por sistemas de IA

0

As atividades contábeis se transformarão muito e boa parte delas será substituída pela automação, diz uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, que revelou 98% de chances de as atividades do contador serem substituídas por sistemas de inteligência artificial. Já uma análise realizada pela Ernst & Young – empresa de serviços profissionais londrina – apontou que esse processo deve ser concluído até 2025, quando a profissão de contador deixará de existir.

Para Lucas Ribeiro, sócio fundador da ROIT Consultoria e Contabilidade, mesmo nesse contexto de mudanças com as novas tecnologias, a atuação do contador será necessária, embora seu modo de trabalhar deva ser diferente.

"O papel do profissional de contabilidade deixará de ser operacional, com lançamentos manuais e análises superficiais. Ele se tornará gestor de custos, planejador tributário, sucessório, societário e, finalmente, assumirá sua principal função, de apoio ao gestor das empresas", diz, acrescentando que "tudo que é manual será automático".

Ele é um dos criadores do ROIT Bank, uma fintech que automatiza as atividades contábeis e que foi lançada no Brasil no início de 2019. A ferramenta executa todos os serviços operacionais do departamento fiscal, contábil e financeiro, respeita todas as regras fiscais e oferece segurança e rastreabilidade a todos os pagamentos realizados.

Até o momento, o robô da fintech já processou mais de 1 milhão de documentos fiscais sem interação humana, em menos de um ano, substituindo o trabalho manual de 30 contadores que, agora, podem se dedicar a realizar operações estratégias aos clientes. 

"A tecnologia vem para auxiliar o trabalho dos contadores e não para competir com eles. A ideia é que o contador consuma a tecnologia em seu favor, para apoiar suas análises e tomadas de decisão", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.