Videoconferência, uma tendência para o mercado de recrutamento e seleção

0

Podemos afirmar que a tecnologia foi muito pouco utilizada até hoje, principalmente na área de recrutamento e seleção. Com o volume cada vez maior de candidatos disponíveis no mercado, os controles realizados manualmente, por e-mail ou planilhas vão se mostrando ineficientes no gerenciamento do processo.

Muitas vezes, os gestores não guardam os históricos das avaliações feitas no passado e isso atrapalha e diminui a eficácia do processo. A saída é o uso da tecnologia. Sistemas inteligentes permitem a organização e o armazenamento de informações atualizadas que podem ser consultadas com facilidade a qualquer momento, evitando a perda de dados.

Entre as tecnologias que vem se tornando mais interessantes para os recrutadores, a videoconferência vem se apresentando como uma solução cada vez mais interessante. Ela elimina o tempo de locomoção do candidato, dando a ele mais flexibilidade para ser entrevistado. Com isso, candidatos de outras localidades também participem do processo.

Hoje, o uso de vídeo se dá em duas frentes pelos recrutadores. Uma delas é uso de gravações. Por exemplo: o recrutador monta as perguntas, estabelece o tempo mínimo e máximo para as respostas e as envia para o candidato. Este poderá gravar um vídeo com as respostas, no momento que for mais apropriado para ele.

Para o recrutador, este processo não substitui a entrevista ao vivo, mas funciona como uma etapa anterior, onde ele poderá avaliar quais candidatos estão mais adequados ao perfil buscado, para chama-los para a entrevista ao vivo. A segunda frente é a videoconferência ao vivo, onde o recrutador realiza a entrevista à distância, mas ao vivo e sem a necessidade de deslocamento do candidato.

Como as ferramentas de vídeo já são bastante familiares entre os usuários, a facilidade de uso é grande, mas os candidatos precisam estar atentos para não confundir os contextos. No caso de uma entrevista à distância, ele precisa se preparar como se estivesse indo pessoalmente à empresa. Isso implica em alguns cuidados, como:

  • Escolher um local adequado, tranquilo e sem barulho;
  • Se vestir adequadamente, de acordo com o cargo que pretende ocupar;
  • Se expressar bem, usando uma linguagem um pouco mais formal que a do dia-a-dia.

Do lado da empresa, o uso destes sistemas de vídeo traz uma série de vantagens. Por exemplo, nas entrevistas ao vivo:

  • A empresa ganha tempo e consegue entrevistar um número maior de candidatos;
  • O recrutador consegue atingir candidatos fora do local onde está, aumentando sua abrangência (na local, o candidato deve estar na mesma cidade).

Já nas entrevistas gravadas:

  • O recrutador diminui a quantidade de entrevistas ao vivo ou presenciais ao fazer uma avaliação prévia do que foi gravado;
  • Ele reduz significativamente o tempo gasto com as entrevistas;
  • É possível avaliar a fluência em línguas apontada no CV do profissional;
  • Com o mesmo questionário enviado para os mesmos candidatos, ele cria um padrão de comparação entre eles, tornando a avaliação mais rápida e mais assertiva.

No Brasil de hoje, o uso de tecnologia ainda é considerado algo novo na área de RH, tanto pelas empresas como pelos candidatos. Mas percebemos que algumas começam a entender as vantagens da adoção. Por isso há aí uma tendência de crescimento no uso da videoconferência, que vai crescer fazendo com que candidatos e empresas se acostumem cada vez mais com essa nova forma de recrutar.

Wagner Santos, diretor de Produtos da Adaptworks.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.