Empresas usam nova tecnologia de mineração de dados para reduzir capital de giro

0

Diversas empresas começam a utilizar tecnologias de mineração de dados, em tempo real, para solucionar problemas de negócios,  com grande impacto financeiro positivo sobre as receitas. A redução do capital do giro é uma das principais vantagens, por meio da forte diminuição de estoques onerosos. Outro benefício é garantir a entrega de todos os pedidos, sem perder vendas, em datas especiais como Dia das Mães, Crianças, Namorados, Black Friday e Natal.

A nova solução determina rapidamente o tempo de processamento ideal, o fluxo de material mais eficiente, os canais de pedidos, a distribuição mais rápida e os fornecedores mais confiáveis. Otimiza os processos desde a contabilidade e o CRM até a gestão da cadeia de suprimentos e compras. Tudo em tempo real. "Evita gargalos na entrega, sugere, por exemplo, o balanceamento ideal de cargas nos centros de distribuição nos períodos de venda em massa como o Natal", destaca  o vice-presidente  e managing director  do gA no Brasil, Paulo Brugugnoli.  O gA tem diversos projetos em andamento de implementação da nova tecnologia junto a empresas dos setores de consumo, financeiro, alimentício, varejo, entre outros.

"O velho BPM (Business Process Management) evoluiu fortemente ", explica o executivo do gA. Todos os traços digitais (log de execução) são capturados pelas novas ferramentas, que reúnem um conjunto de soluções para gerenciar as informações. Os softwares de mineração de dados  usam os traços digitais para reconstruir o que acontece em uma empresa. Mostram as variantes, desde o fluxo de processo mais comum até uma visualização completa de todas operações  em execução. "O melhor vem depois de automatizar e acompanhar em tempo real as operações.  Ter processos adequados ajuda a melhorar o desenvolvimento das empresas, para obter a maior produtividade, rentabilidade e clima laboral",salienta o diretor do gA.

A tecnologia aprende automaticamente como  a empresa funciona e detecta as vulnerabilidades ocultas.  Soam alarmes quando detecta  ineficiências e desvios do processo alvo  que geram custos ou prazos desnecessários para entregar e receber pela venda. Pode-se agir antes para corrigir  o tempo  perdido devido a estrangulamentos, desvios desnecessários e intervenções, ou onde problemas de conformidade podem surgir.

"Analisa os tempos de processamento, para detectar gargalos e mostra, de forma flexível, o tempo de processamento de todas as variantes de processo e as etapas individuais envolvidas. Ao capturar  todas as informações da empresa em um sistema único e escalável, ajuda reduzir  em até 70% o seu tempo de análise", explica.

Apenas 32% das empresas conseguem cumprir o esperado no processamento de suas operações por seguir o previsto. O tempo médio das ordens de serviço – como aprovação de crédito – costuma subir de 14% para 34% com o simples retrabalho de negar , reavaliar e aprovar finalmente um pedido de compra pela falta de filtros adequados junto ao universo de clientes com problemas de crédito. Através do Process Mining é possível prever quais clientes oferecem risco de erros, assim como falta de produtos com vendas descobertas. "O monitoramento é feito em tempo real, existem plug-ins que extraem os dados de todas as operações digitais", lembra Paulo.  Maior agilidade na operação, desde a compra de materiais  até a venda final ou recebimento, com a validação sistemática de todas as etapas que cercam o negócio, representa dinheiro em caixa e estoques reduzidos.

"Sabemos que os processos organizacionais são complexos e que as áreas de negócios podem alcançar melhores resultados ao otimizá-los. No entanto, entender o que realmente ocorre e como melhorar as operações pode ser um grande desafio. Por meio da análise de processos, combinamos conceitos de Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, analisando de "trás para frente", mediante engenharia reversa. Assim, podemos entregar grandes otimizações, com visão sistêmica do que acontece no coração da empresa, em tempo real", destaca o diretor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.