Frota de navios graneleiros da Vale ganha novo sistema de comunicação e cybercafé

0

Seis navios graneleiros da Vale são dotados de um sistema de comunicação que a tripulação utiliza durante as viagens de três meses entre ida e volta do Brasil à China.

Denominado FleetBroadband Unlimited, o sistema desenvolvido pelo Inmarsat foi contratado pela Beltship Management Limited (BML), empresa de gestão especializada em transbordo e volume de auto-descarga, que administra a frota de embarcações da mineradora.

A instalação ficou por conta da AND Group, parceiro da Inmarsat e provedor de serviços globais de satélite e engenharia.

A Beltship precisava de uma nova solução de comunicação capaz de prestar um serviço mais sólido, eficaz e econômico, com grande disponibilização de dados, além de cobrir as necessidades operacionais dos navios.

A companhia buscava também um provedor que pudesse oferecer configuração e suporte de tecnologia da informação (TI) a seus terminais e cybercafés com pontos de atendimento localizados em todo o mundo.

"Nossos navios passam muitas semanas cruzando o oceano e, portanto, é extremamente importante que possamos contar com comunicações sólidas e confiáveis, dotadas de bons índices de transferência de dados", afirma Marjolijn van Tiel, gerente de compras da Beltship.

Com acesso ilimitado à internet, ficou mais fácil para os chefes de máquinas e capitães receberem as informações em tempo real para apoiar a tomada de decisões operacionais, acrescenta o executivo.

Segundo ele, é possível enviar à tripulação links de sites com informações metereológicas ou dados sobre rotas. "Em casos de emergência, como uma alteração de porto, podemos enviar links com gráficos e informações relevantes sobre o respectivo porto. Antigamente isto era impossível, devido à limitação do tamanho do tráfego de e-mail", ressalta.

A solução implantada nos navios tem como suporte o software de comunicações IPSignature, da AND Group, uma plataforma que permite acesso a aplicativos web.

Além de atender aos requisitos operacionais do navio e as necessidades de comunicação da tripulação, o IPSignature permite total controle e visibilidade sobre as comunicações e o uso de dados em cada navio.

Por meio do AND Web Portal, o IPSignature permite aos administradores dos navios, que estão em terra supervisionar as configurações e o acesso dado aos usuários e à tripulação a bordo do navio.

A tripulação pode ter acesso a um cybercafé – uma rede de PCs pré-configurada com o IPSignature –, que permite fácil acesso a aplicativos como navegador, e-mail, mensagens curtas (SMS) e instantâneas.

Um browser móvel para navegação web garante que os dados sejam carregados com maior rapidez, oferecendo uma experiência ainda melhor à tripulação.

Os navios que atualmente contam com a solução FleetBroadband Unilimited são o Ore Pará, Ore Mangaratiba, Ore Belo Horizonte, Ore Itabira, Ore Timbopeba e Ore Pantanal. 

Os navios têm acesso aos serviços globais de comunicações móveis via satélite da Inmarsat por meio de uma mistura dos terminais TraneSailor FB500 e Furno FB500.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.