Dassault Systèmes e Airbus anunciam novo centro de desenvolvimento

0

A Dassault Systèmes,  empresa 3DEXPERIENCEanuncia a inauguração de um novo espaço junto à Airbus na Universidade Estadual de Wichita – WSU (Wichita State University). O local será utilizado pelas empresas globais para desenvolvimento de novas tecnologias no Campus de Inovação da WSU.

"Esse é o começo de uma nova era na Universidade Estadual de Wichita, uma oportunidade para os estudantes trabalharem ao lado de profissionais experientes, ganhando conhecimento sobre ferramentas e processos utilizados pela indústria. Vemos essa iniciativa como um modelo para futuras parcerias em área como negócios, educação, saúde, artes e ciências", afirma John Bardo, presidente da WSU.

"Instituições de ensino superior como a Universidade do Estado de Wichita desempenham um importante papel no desenvolvimento econômico", diz Dennis Alvord, secretário adjunto para Assuntos Regionais para Administração de Desenvolvimento Econômico (da sigla em inglês: EDA, Economic Development Administration) dos Estados Unidos. "O EDA está orgulhoso da sua sólida parceria com a WSU que gerou investimento de US$ 10 milhões para ajudar a criar o impressionante Campus de Inovação que hoje atrai empresas de classe mundial para a região e realiza um papel fundamental na formação da nova geração de profissionais para competir por empregos em manufatura avançada e outras posições de alta demanda."

Como parceiros do Campus de Inovação da WSU, a Airbus Engineering e a Dassault Systèmes têm acesso à sua infraestrutura de suporte, incluindo os laboratórios de pesquisa, salas de reuniões, oportunidades de educação/formação e colaboração ilimitada com os professores, funcionários, estudantes e entidades empresariais.

Airbus Americas

Essas vantagens foram fundamentais para a decisão de mudança do centro de engenharia da Airbus Americas Wichita para o Campus de Inovação da WSU no começo de 2017. O prédio da Airbus possui dois andares, mais de 8 mil metros quadrados de construção e 300 colaboradores trabalhando em todos os produtos de aeronaves comerciais da Airbus, incluindo o design da nova geração A350 XWB.

A Airbus também colabora com a WSU para aproveitar ao máximo o modelo de aprendizagem aplicado pela universidade, que envolve os alunos em projetos de engenharia do mundo real, ajuda a desenvolver habilidades fundamentais para os engenheiros, além de oferecer experiências aos estudantes enquanto reforça a competitividade da Airbus.

Desde sua criação, a Airbus tem desempenhado um papel pioneiro na evolução da indústria de transporte aéreo internacional. Essa tendência continuará nas próximas décadas uma vez que a companhia utiliza soluções inovadoras para acelerar a aplicação de novas ideias e tecnologias para melhorar a eficiência econômica e o desempenho ambiental na aviação comercial.

A Airbus é uma das líderes globais em serviços espaciais, aeronáutica e outras atividades relacionadas. A organização oferece a mais completa frota de aviões de passageiros: de 100 até mais de 600 lugares. A Airbus é também uma líder europeia na oferta de aeronaves petroleiras, de combate, transporte e missão bem como é a empresa espacial número um na Europa e a segunda maior do mundo. Para helicópteros, a Airbus fornece as soluções mais eficientes para modelos Rotorcraft civis e militares globalmente.

Dassault Systèmes

A Dassault Systèmes se encarregará da tecnologia e dos funcionários no novo centro de 3DEXPERIENCE para avançar no uso de novos modelos, como manufatura aditiva, que irão moldar o futuro da indústria.

O centro 3DEXPERIENCE, uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (do inglês National Institute for Aviation Research – NIAR) da Universidade de Wichita e a Dassault Systèmes, anunciado em 2015, reúne estudantes, pesquisadores e indústria, utilizando a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes e as Industry Solution Experiences para permitir o desenvolvimento avançado de produtos 3D, simulação virtual e a nova geração de manufatura.

"Nossa parceria com a Universidade Estadual de Wichita é um modelo de como instituições públicas e empresas podem trabalhar juntas para o avanço de novas tecnologias", diz Michel Tellier, vice-presidente para a Indústria Aeroespacial & Defesa da Dassault Systèmes. "Nosso novo centro de 3DEXPERIENCE ajudará as companhias a resolver os problemas de hoje enquanto treina a força de trabalho do amanhã. As técnicas avançadas de manufatura, pesquisa de novos materiais e inovação da simulação 3D que são reveladas nesta nova unidade terão impacto imediato na indústria aeroespacial e também serão aplicáveis a inúmeros outros setores no mundo."

Os principais recursos do centro incluem o desenvolvimento de novos materiais de engenharia, simulação e otimização em multiescalas, manufatura avançada Multi-Robótica (MRAM) e certificação sob demanda.

O centro 3DEXPERIENCE se dedica à aceleração do desenvolvimento de produtos virtuais, manufatura e inovação tecnológica para empresas de aviação e de outras indústrias em projetos grandes ou pequenos, seja para estratégias de desenvolvimento de manufatura ou produtos, implementação de novas tecnologias ou solução de um desafio específico.

Campus de Inovação

Ocupando 120 acres, o Campus de Inovação da WSU é uma comunidade interconectada de edifícios de parcerias em que empresas estabelecem operações e colhem os frutos dos vastos recursos da universidade: laboratórios que dão acesso a estudantes a aplicações do mundo real e a formação necessária para entrar com mais facilidade no mercado de trabalho; um espaço comunitário que oferece acesso a tecnologia e serviços que facilitam o desenvolvimento de produto, e áreas de uso misto que proporcionam a todos um lugar para aprender, trabalhar, morar e brincar.

A missão da Universidade Estadual de Wichita é ser um propulsor essencial educador, cultural e econômico para o Kansas e o grande público. Cnta com setor de pesquisa de doutorado, com quase 15.000 estudantes e oferece 59 programas de graduação em mais de 150 disciplinas de estudo em sete faculdades de graduação, que contam com 45 cursos de mestrado e 12 de doutorado em mais de 100 áreas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.