Comunicação unificada é alternativa para redução de custos

0

Com a conjuntura econômica desfavorável que está atingindo companhias de todos os setores é preciso buscar meios para driblar a crise sem deixar de investir em inovação e já visando o crescimento. Não é à toa que um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que mesmo neste cenário os gastos e investimentos com TI se mantiveram iguais ao do ano passado, correspondendo a 7,6% da receita das empresas. Outro dado interessante da pesquisa mostrou que 30% do total é destinado a investimentos, sendo o restante classificado como despesa.

Uma saída é aplicar recursos em soluções que garantam redução de custos em curto e médio prazo, como as de comunicação unificada. O deslocamento de colaboradores mostra-se um problema para as organizações, pois as despesas com passagem e hospedagem são expressivas e impactam o orçamento. Além do tempo, que atinge diretamente a produtividade. Por isso, a agilidade proporcionada pela tecnologia garante celeridade nos processos, o que é extremamente importante já que estamos presenciando um momento no qual apenas um minuto pode ser crucial para a tomada de decisão e as negociações.

Quando se coloca no papel o custo versus benefício dos investimentos em inovações que auxiliem na redução destes custos é possível perceber as vantagens com rapidez. A comunicação unificada consiste em um conjunto de produtos que integram diversos sistemas em tempo real, permitindo uma interface única para o usuário final, propiciando com que por meio de tecnologias de voz, dados e imagens, como videoconferência, audioconferência, telefonia IP, redes de voz e dados, entre outras, as companhias possam realizar reuniões, por exemplo, com a mesma eficácia e um custo menor.

Ainda é possível a implementação de equipamentos que capturam as imagens em full HD, com compressão e descompressão nas duas pontas. Durante uma reunião essa qualidade tecnológica resulta em boas experiências para ambas as partes, ajudando a quebrar a barreira cultural que faz com que haja a preferência pelos encontros pessoais.

Existem diversas soluções disponíveis no mercado e elas podem ser adaptadas, de acordo com a necessidade de cada empresa. As de rádio comunicação, por exemplo, permitem a conectividade em locais onde o cabeamento não é adequado. Já outras podem ser aplicadas na rede de telefonia. Uma vez operando com o sistema IP, combinado de sistemas de voz e dados em uma única rede, é possível realizar chamadas gratuitas entre as filiais, além de outros benefícios.

Vale avaliar qual tecnologia atende melhor as necessidades da empresa e analisar a relação custo versus benefício em curto, médio e longo prazo. Projetos eficientes são investimentos que trazem melhoras para o dia a dia das companhias e ajudam a diferenciar as que passarão pela crise e as que ficarão pelo caminho.

Cristiano Felicíssimo, diretor de pré-vendas da Seal Telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.