Data Grids: a chave para gerenciar grandes quantidades de informações móveis

0

Em 2012 as empresas contavam com capacidade suficiente de banco de dados para gerenciar e processar a atividade diária de seus clientes; apesar disso, analistas do IDC prognosticaram um aumento maciço no uso de Internet móvel em smartphones e tablets. Esse fluxo de dados móveis expandiu-se ainda mais com os sistemas interconectados e distribuídos como os que se encontram nos automóveis, nos eletrodomésticos e nos medidores de energia. O volume transacional dessa "Internet das coisas" implicará o esgotamento em um futuro próximo dos bancos de dados tradicionais.

Hoje, as empresas buscam escalar os sistemas sem perder desempenho e também aproveitar as oportunidades de negócios que a Internet móvel oferece. Enquanto as camadas de dados tradicionais são rígidas, complexas e caras demais para enfrentar o desafio dos dados móveis, os data grids na memória foram concebidos para oferecer os níveis de desempenho e flexibilidade na escala necessária.

Como resultado, está aumentando o interesse pelos data grids na memória como uma abordagem de modernização do software e atendimento a demanda complexas de desempenho. A seguir, são listadas algumas razões pelas quais esta tecnologia está ganhando espaço:

?Fornece informações precisas em tempo real: conta com acesso em tempo real. As informações precisas marcam a diferença entre as decisões corretas e as erradas. Os data grids movem os dados para perto da aplicação, oferecem tolerância a falhas e permitem acesso rápido e de baixa latência as informações cruciais para o negócio.

?Atende altas expectativas de tempo de disponibilidade e capacidade de resposta: para que os clientes permaneçam fiéis e comprometidos as aplicações devem funcionar com consistência e prestar um serviço ininterrupto; inclusive durante os momentos de máxima atividade e de picos de tráfego imprevistos. O data grid pode acelerar e desacelerar de forma elástica nos nós distribuídos ajudando a cumprir com os prazos de resposta exigidos.

?Processa grandes volumes de transações: cada vez mais negócios são realizados através de aplicações online, aumentando a atividade na web e obrigando as aplicações a lidar com volumes de transações sem precedentes e em constante expansão. À medida que a quantidade de dados cresce, as atividades de leitura e gravação nos armazenamentos tradicionais de back-end podem se transformar em gargalos no desempenho das aplicações. Os data grids atuam como camadas intermediárias entre os armazenamentos relacionais e os front-ends para atender as exigências de retenção de dados e proporcionar um desempenho extremamente rápido e escalável.

?Integra-se eficientemente com uma camada de dados complexa e rígida: a implementação de novas aplicações ou atualizações deveria ser um processo ágil e simples. Os data grids diminuem os custos fixos e as dores de cabeça associadas à integração das camadas de dados, proporcionando às empresas agilidade no go-to-market.

?Interopera em ambientes de TI heterogêneos: as empresas atualmente possuem ambientes de TI diversificados. As aplicações e a infraestrutura podem se localizar no escritório, na nuvem, fazer parte do legado ou serem contemporâneas. Os data grids podem atuar como uma camada de abstração de dados e oferecer a flexibilidade de trabalhar em vários ambientes, aplicações, plataformas e bancos de dados.

Um data grid na memória é uma solução de armazenamento que permite que as aplicações atendam a rígidas exigências de desempenho, disponibilidade, confiabilidade e escalabilidade flexível. Pode atuar como camada intermediária entre bancos de dados relacionais (RDBMS) e a aplicação, mantendo dados que são intrinsecamente transitórios ou temporais, ou que sejam necessários para o acesso veloz, o acesso frequente ou acesso entre diversas regiões. Os RDBMS podem em seguida ser liberados para armazenar dados raramente acessados ou modificados.

Em poucas palavras, o data grid pode atuar como "supercarregador" de uma aplicação. Aumenta o desempenho da aplicação para adaptar-se a grandes volumes de transações, a picos de atividade e tudo isso à velocidade da memória. E devido a sua natureza distribuída e tolerante a falhas, os data grids são ideais para dar suporte a empresas globais descentralizadas de hoje em dia.

Atualmente, os data grid podem ser utilizados por diversos segmentos de mercado e casos de uso, como por exemplo, oferecendo ao cliente uma experiência impecável em diferentes aplicações móveis e Web, alcançando escala e um desempenho confiável durante as flutuações sazonais do negócio. Ou ao reduzir a carga dos bancos de dados relacionais tradicionais, oferecendo aos usuários serviços no qual o fator tempo é crucial. As tecnologias de data grid também são utilizadas cada vez mais em empresas multinacionais para administrar e distribuir recursos entre vários data centers em tempo real.

Em um amplo espectro de segmentos as atuais organizações enfrentam desafios que a tradicional distribuição das camadas não consegue resolver com facilidade, seja no acesso a informações em tempo real, o gerenciamento de grandes volumes de transações, o atendimento as expectativas altas para o tempo de disponibilidade ou a integração com um ambiente de TI diversificado e dinâmico.

As tecnologias do data grid na memória permitem que as empresas atinjam um alto grau de flexibilidade e desempenho para suas aplicações e aperfeiçoem as interações com as camadas de dados, oferecendo às empresas um diferencial para aproveitar as oportunidades de negócio e mais agilidade no go-to-market.

Christina Wong, gerente Sênior de Marketing de Produtos da Red Hat,  responsável pelo Red Hat JBoss Data Grid e Red Hat JBoss Portal Platform. Graduou-se no Mestrado em Administração de Empresas na Universidade de Babson nos EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.