O apoio da tecnologia na análise de dados no setor industrial

0

A indústria acompanha o homem há séculos. O setor econômico surgiu com a Primeira Revolução Industrial, entre os XVIII e XIX, e não parou de se expandir. Com a finalidade de transformar matéria-prima em produtos voltados para o comércio, a indústria necessita da mão-de-obra humana em conjunto com as máquinas para que o processo seja mais eficiente. Ao longo dos anos, novas ferramentas surgiram para proporcionar uma otimização e um trabalho com maior qualidade.

Sabe-se que o cenário político e econômico global interfere diretamente no setor industrial. Em abril deste ano, o IBGE apontou que a produção industrial voltou a crescer e a indústria brasileira avançou em 0,8% se comparado ao mês anterior. Entretanto, no mês seguinte, em maio, o IBGE divulgou dados de uma brusca queda na produção industrial do Brasil. Essa queda aconteceu devido a uma das greves que marcou o país e, consequentemente, impactou diversos setores.

Mas, com o advento da tecnologia, esses dados deixam de ser apenas números, e passam a ser informações importantes para uma empresa. Eles devem ser analisados e entendidos pelos profissionais, com a finalidade clara de aumentar a competitividade e achar a raiz de um determinado problema, por exemplo.

Dentro deste cenário, não seria importante saber manusear os dados de forma correta? Para isso, existem plataformas de BI que possibilitam que os dados sejam analisados adequadamente. Há ferramentas que proporcionam aos seus usuários uma análise mais profunda dos dados, auxiliando na captação, visualização e distribuição das informações.

Para que a indústria siga com seus processos funcionando de forma harmônica e organizada, as ferramentas de BI oferecem solução para o setor econômico. Com essas plataformas é possível conseguir informações através dos dados que ajudam a aumentar a produtividade industrial, melhorar a logística de distribuição e apoiar os gestores na tomada de decisões.

É fundamental entender a mensagem que os dados passam, e não olhar para eles apenas como números dispostos em planilhas. Em qualquer atividade econômica necessita-se de uma análise maior para o aumento de produtividade. Na indústria não é diferente, é possível conseguir resultados inimagináveis quando os dados são manuseados corretamente. Assim, os gestores ganham um aliado na interpretação dos números e alavancam suas fábricas dentro do mercado competitivo.

Fábio Mello, especialista Gestão Integrada de Negócios, com formação em Administração e Comércio Exterior. Atualmente é Diretor Comercial Nacional da Toccato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.