CVV ajuda a salvar vidas no Brasil com uso de software VoIP

0

A organização civil e sem fins lucrativos CVV – Centro de Valorização da Vida – vem ajudando a salvar vidas desde 1962, fornecendo suporte e conexão para quem se encontra sozinho, em desespero, e sente que o suicídio é a única saída. Diariamente, a entidade recebe centenas de ligações gratuitas por meio da linha direta 188, com atendimento 24 horas via voluntários altamente treinados – que também realizam sessões de acompanhamento individual em escritórios e usam aplicativos de chat.

Sarah Roberta Gonçalves, especialista em TI, é voluntária CVV desde 2016 e juntou-se à organização após assistir a um filme sobre suicídio e pesquisar sobre o assunto. Primeiramente, Sarah fornecia assistência por Skype, passando posteriormente a utilizar o software VoIP Jitsi. Como recentemente sua vida a levou ao exterior, Sarah e a equipe de voluntários de TI do CVV tem utilizado seus conhecimentos para apoiar a organização no Brasil. "O CVV responde a cerca de 200 ligações por dia, fornece aconselhamento individual, responde e-mails e tem chat ao vivo – tudo ao mesmo tempo," diz ela.

Mas nem sempre foi assim. Antigamente, as chamadas de crise eram respondidas apenas quando alguém estava no escritório ou no centro de ligações. Com o advento de tecnologias de comunicação de longo alcance e acessibilidade, o CVV consegue hoje conectar-se com pessoas de quase qualquer lugar no Brasil, fornecendo serviços em áreas remotas que antes não eram facilmente alcançadas. Dispositivos móveis e software VoIP eliminaram as barreiras que impediam as pessoas de receber ajuda, delineando também novos desafios para a equipe de Tecnologia do CVV.

Segundo William Bottoni, coordenador de estação virtual, à medida que modernização, acessibilidade e tecnologia tornaram-se grande parte da vida cotidiana, o CVV sentiu necessidade de uma solução de suporte de acesso remoto que fosse fácil de implementar, usar e manter, fornecendo altíssimos níveis de segurança aos orientadores e àqueles que procuram o serviço de ajuda. A organização partiu em busca do software dos sonhos e escolheu o TeamViewer, da empresa alemã homônima especialista em tecnologias para suporte e acesso remoto, monitoramento e colaboração em equipe.

Sarah e o time de TI do CVV apoiam dois mil voluntários que utilizam o TeamViewer para acesso e suporte remoto via PC, Mac ou dispositivos móveis. "Como o software é muito intuitivo, a implementação e a configuração do Jitsi (aplicativo VoIP), chat e software de e-mail são muito práticas, tornando tudo muito mais fácil para os voluntários que não entendem de tecnologia – e melhorando o já eficiente trabalho de ajuda para quem liga para o CVV".

Segurança

Outro fator importante que levou o CVV à escolha do TeamViewer em sua rotina de trabalho e ajuda ao próximo é o elevado nível de segurança e privacidade da tecnologia. "Muitas pessoas usam seus computadores pessoais e isso pode soar um pouco assustador a princípio," revela Sarah. "Felizmente, quebramos também essa barreira com o TeamViewer. Por se tratar de um software extremamente estável e confiável, ele gera uma nova senha para cada sessão – e isso nos tranquiliza muito".

O recurso oferece ainda segurança adicional contra acesso não autorizado ao sistema remoto, protegendo os dados dos voluntários e mantendo seguras as informações que coletam sobre as pessoas que procuram o CVV. A troca principal também garante proteção completa de dados cliente-a-cliente, uma vez que os servidores de roteamento do TeamViewer não conseguem ler o fluxo de dados. O TeamViewer está também em conformidade com os mais modernos protocolos de segurança online, como https e SSL.

"É um grande aliado que simplifica o trabalho de suporte e nos ajuda a salvar vidas", afirma Sarah Gonçalves. Ela explica que sem o TeamViewer, a equipe teria que fazer tudo à moda antiga e poderia levar até uma semana para sanar o que pode ser feito em minutos. "Não sei como poderíamos apoiar a todos sem o TeamViewer, afinal tempo é crucial quando se trata de pessoas à beira do suicídio".

Para Finn Faldi, presidente da TeamViewer Américas, a prevenção do suicídio é uma questão importante e muitas vezes negligenciada na sociedade atual. "Os recentes suicídios de alta visibilidade trouxeram mais atenção para a questão, mas ainda há muito a ser feito. A TeamViewer tem muito orgulho em apoiar o trabalho que o CVV faz todos os dias no Brasil, aumentando a conscientização e ajudando os necessitados".

Atualmente, dois mil voluntários do CVV atendem a mais de dois milhões de pessoas em todo o Brasil. O software TeamViwer foi doado pela empresa TeamViewer ao CVV para apoiar a causa de prevenção do suicídio no País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.