TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Perinatal e CTC/PUC-Rio fecham acordo de cooperação tecnológica

Postado em: 31/07/2015, às 17:39 por Redação

O Grupo Perinatal e o Laboratório de Engenharia de Software (LES) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), acabam de fechar uma parceria em busca de soluções tecnológicas inovadoras para ao grupo. As equipes de pesquisadores já deram início ao desenvolvimento de um aplicativo que inaugura o acordo de cooperação tecnológica.

Para Dr. Manoel de Carvalho, diretor e fundador da Perinatal, a parceria é um casamento perfeito entre ciência e tecnologia, pois o avanço tecnológico aprimora a prática médica e integra a comunicação entre médicos, técnicos e até mesmo pacientes. Até o final de 2015, o LES/PUC-Rio irá desenvolver um aplicativo para obstetras que facilitará o trabalho dos cerca de 2.000 médicos ligados à maternidade. "Essa simbiose não tem limites, o aplicativo voltado para o partograma é apenas o início dessa parceria de sucesso", afirma o diretor médico.

Os médicos poderão acompanhar a gestação de suas pacientes, com todos os detalhes referentes a medicamentos, exames, resultados e peso das gestantes. Além dessas vantagens, o aplicativo estará de acordo com a resolução Normativa 368 da ANS, que obriga o registro de todos os dados referentes a partos. Para atender às demandas da Perinatal, o LES/PUC-Rio conta com uma equipe multidisciplinar: "Além dos alunos dos cursos de engenharia de software e de design, temos uma relação muito próxima de trabalho com os profissionais da Escola Médica de Pós-graduação da PUC-Rio (EMPG/PUC-Rio). E isso é fundamental para que futuros desenvolvimentos contemplem as reais necessidades dos obstetras", explica o Prof. Carlos Lucena, coordenador do LES/PUC-Rio.

"Existe uma tendência atualmente na PUC para Inovação na área de Saúde. São muitos os Projetos em desenvolvimento integrando Design, Medicina, Empreendedorismo e Tecnologia. O setor de e-health – Tecnologias aplicadas à saúde – vem crescendo exponencialmente no mundo e, aqui no Brasil, a PUC-Rio se coloca na vanguarda desse movimento. O aplicativo para obstetras é um bom exemplo de produto usando Dispositivos Moveis, mas, também estamos pesquisando soluções para  Internet das Coisas, Big Data e Agentes de Software", reforça o Prof. Lucena.

Sobre o Grupo Perinatal

O Grupo Perinatal, formado pelas unidades Perinatal Laranjeiras e Perinatal Barra, no Rio de Janeiro, foi fundado em 1985. A instituição emprega 1.400 funcionários e realiza em média doze mil partos por ano nas duas unidades e atende aos recém-nascidos com todos os tipos de complicações em cinco UTIs Neonatal, sendo três delas externas, localizadas no Hospital Icaraí, em Niterói, no Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus, em São João de Meriti, e no Hospital e Clínica São Gonçalo.

Ao longo da sua história, o Grupo ampliou progressivamente seu know-how no atendimento a mulheres, gestantes de risco, puérperas e recém-nascidos que têm complicações decorrentes da prematuridade ou problemas congênitos. A busca constante na ampliação da expertise em perinatologia, resultou na capacitação em procedimentos de alta complexidade em medicina fetal e também na construção do maior centro de cirurgia cardíaca neonatal e pediátrica especializado do Rio de Janeiro.

Responsável pela introdução do conceito de Perinatologia na assistência materno-infantil no Brasil, a Perinatal engloba o atendimento completo unindo a obstetrícia à pediatria. As unidades da Perinatal são acreditadas pela Organização Nacional de (ONA) e apresenta os mais altos índices de sobrevida neonatal do país, atendendo ao padrão da Rede Vermont-Oxford, uma das melhores referências de cuidados neonatais. Desde 2009, o Grupo Perinatal é associado ao Grupo Santa Joana, que inclui as Maternidades Santa Joana e Pro Matre Paulista.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial