Dassault Systèmes lança versão 2017 do Solidworks na América Latina

0

A Dassault Systèmes anuncia o lançamento versão 2017 do Solidworks, solução com a qual a empresa pretende dobrar a operação do mercado latino-americano. A informação é de Mario Belesi Jr, diretor da empresa para América Latina, acrescentando que a base de usuários soma mais de 3,1 milhões de usuários no mundo. "As vendas na região de novas licenças de software da versão anterior contabilizaram 45% de crescimento no ano em novas licenças e 12% em renovação", enfatiza o executivo.

Outra iniciativa para alavancar o crescimento na América Latina está na expansão de revendas em regiões ainda não cobertas, como Norte e Nordeste brasileiro. Também estão realizando com parceiros em mercado especializados com empresas como Rockwell Automation e National Instruments.

Integrado à plataforma 3DEXPERIENCE, a nova versão implementar uma série de aperfeiçoamentos para ajudar profissionais  a projetar, validar, colaborar, criar e gerenciar seus processos de desenvolvimento de produto utilizando aplicativos integrados.

O Solidworks 2017 apresenta novas capacidades voltadas à manufatura sem papel por meio do  Model Based Definition (definição baseada em modelo) e do design de placa de circuito impresso (PCB, na sigla em inglês). Tanto os novos usuários quanto os já mais experientes podem melhorar sua produtividade com simulações para analisar, solucionar, visualizar e verificar a funcionalidade dos projetos antes que qualquer protótipo seja criado. Novas ferramentas desbloqueiam qualquer modelo em 3D para melhorar a colaboração com fornecedores e clientes, e o gerenciamento dinâmico de dados de produto (PDM, na sigla em inglês), do conceito à fabricação, oferece mais suporte a equipes que estão em diferentes localidades ou que trabalham remotamente.

Outra importante característica da nova versão é que ela permite ao profissional  trabalhar com outros padrões de arquivos dos softwares concorrentes, sem necessidade de fazer conversão dos arquivos.

myomo
Braço mecânico Myomo

Um exemplo dos novos recursos foi o uso no desenvolvimento de um braço mecânico feito pela Myomo (My own Motion) que auxilia pessoas com problema de paralisia nos braços motivados por algum acidente de saúde, que podem ser auxiliados pelo dispositivos, cujas partes mecânicas e eletrônicas foram desenvolvidos na plataforma Solidworks.

"Precisamos atender muitos requisitos para dispositivos médicos e o Solidwoks tem nos ajudado a alavancar desenhos industriais de última geração para agilizar os trabalhos e colocar no mercado nossas órteses mioelétricas para membros superiores. Utilizamos exclusivamente o software em todos os aspectos de nossos projetos. A possibilidade de colaborar com projetistas industriais, consultores e fabricantes que atuam em diferentes fusos horários simplifica todo o processo. Os modelos são tão precisos e atraentes que podemos projetar e melhorar rapidamente uma peça altamente técnica", explica Andrew Harlan, engenheiro mecânico principal da Myomo.

Novos recursos

Entre os novos recursos da versão destacam-se:

Solidworks PCB: sincroniza facilmente o projeto eletrônico e mecânico sob demanda com uma combinação da expertise em projeto eletrônico da Altium e a facilidade de uso do software.

Interface amigável: um ambiente unificado para ferramentas esquemáticas e de layout para selecionar os melhores caminhos com base nas restrições do projeto, e o auxílio de recursos como Interactive Routing, AutoRoute, Multi-Track e Differential Pair. Além disso, é possível localizar e selecionar novos componentes para a tomada de decisões baseadas em dados de fornecedores em tempo real, incorporar modelos do SOLIDWORKS em um ambiente de projeto de PCB e verificar a intenção de projeto eletromecânico.

Potência de modelagem: acelera o processo de projeto com novas ferramentas para chanfros, filetes e furos avançados criando múltiplos chanfros variáveis em uma simples operação. Permite também a troca de um chanfro pré-existente por um filete (e vice-versa) para realizar mudanças de projeto em segundos, a captura e acesso à definições anteriores de furos, aplicando especificações previamente salvas em um instante, e a construção de furos escalonados em menos tempo, com uma só operação.

Superfícies: remove obstáculos criando geometrias complexas em 3D, economizando tempo e evitando alternativas complexas por meio das novas funcionalidades para a regularização de superfícies, como Wrap, Drag & Drop, Emboss, Deboss ou 3D Curve.

Posicionamentos magnéticos: trabalha com montagens grandes organizando facilmente o equipamento e o espaço, publicando peças e montagens como ativos com os pontos de conexão apropriados para fácil posicionamento via comandos de "arrastar e soltar", além do fácil reposicionamento de modelos.

Estudo estático de simulação: insere parâmetros para tomar decisões lógicas automaticamente.

Áreas de tensão: permite a identificação rápida de áreas de tensão para investigar um modelo, configurar uma simulação mais detalhada e verificar resultados.

Conversão com um clique: converte estudos lineares estáticos para não lineares ou dinâmicos instantaneamente.

RealView: exibe os resultados das simulações para comunicar a análise de forma clara. 

3D Interconnect: trabalha com dados de CAD nativos e neutros, como a atualização de arquivos de peças e montagem à medida que o projeto é alterado com a funcionalidade Atualizar Modelo, abrindo arquivos importados diretamente e tratando-os como Peças Base ou destravando fluxos de trabalho de várias fontes para colaborar com clientes e fornecedores.

eDrawings: permite a visualização de todos os tipos de dados do projeto do produto com o Google Cardboard, estejam eles em formatos CAD nativos ou em realidade 3D, para uma colaboração simples e precisa. A ferramenta possibilita ainda o acesso aos dados de produtos em qualquer lugar com aplicativos móveis para dispositivos Android e iOS.

PDM – melhora a forma como as equipes gerenciam e colaboram no projeto, controlando os dados e garantindo seu acesso à versão correta. A plataforma permite ainda aumentar o suporte para o Solidworks MBD (definição baseada em modelo) com PDFs em 3D gerados automaticamente, listar arquivos em CAD nativos na estrutura de check-in do Cofre de PDM do SOLIDWORKS, acompanhar de onde eles são usados e substituir as versões para aperfeiçoar a organização. 

MBD comunica informações críticas dos produtos de forma rápida e precisa ao longo das operações subsequentes de fabricação com funções como dimensões básicas e Esquemas de Dimensionamento Polar totalmente automatizadas. A ferramenta permite também a referência direta de arestas, criação de geometria de interseção entre superfícies e publicação de PDF em 3D com diferentes níveis de precisão para controle do tamanho e da qualidade do arquivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.