Entel amplia parceria de rede com a Ericsson rumo ao 5G

0

A Ericsson ampliou sua parceria com a Entel,  operadora de telecomunicações no Chile, através de um novo contrato para preparar a rede para a evolução do 5G implementando suas tecnologias de rede LTE FDD e LTE TDD Massive MIMO (Multiple-Input, Multiple-Output) mais recentes. Isso permitirá que a Entel aumente sua competitividade e potencialize a receita.

A tecnologia sem fio Massive MIMO usa vários transmissores e receptores para transferir mais dados ao mesmo tempo. A transmissão por meio de várias antenas está desempenhando um papel essencial na evolução de redes 4G e 5G. A Entel também irá evoluir os controladores de rede de rádio e os controladores EVO em toda a rede, inclusive em locais remotos como a Ilha de Páscoa, e irá atualizar a rede de transporte com a introdução de soluções de microondas da Ericsson, contendo uma seção que agora trabalha com espectro de banda E para atender o aumento de capacidade em backhaul e fronthaul.

Alfredo Parot, vice-presidente de Tecnologia e Operações da Entel, afirma que "agora, conforme evoluímos nossa rede para capturar as novas oportunidades de negócios de Gigabit LTE, evolução para o 5G e IoT, naturalmente ampliaremos essa parceria com a Ericsson nessas áreas. Nossos assinantes e clientes corporativos vão se beneficiar, por anos, de uma rede com alto desempenho na região".

Arun Bansal, presidente da Ericsson na Europa e América Latina, diz que "com o aumento esperado nos volumes de tráfego móvel até 2020 e nos anos subsequentes, as operadoras em todo o mundo estão ampliando suas redes existentes para fornecer velocidades mais altas e menor latência para seus assinantes. Vamos escrever um novo capítulo na história da nossa parceria estratégica com a Entel por meio da evolução de sua rede para Gigabit LTE, abrindo o caminho para o 5G, que concretizará sua posição de liderança entre os operadores na região da América Latina".

Com o acordo, a Ericsson também irá fornecer diversos projetos da rede principal, destinados a atualizar as redes de voz e dados da Entel para a última geração com o intuito de fornecer novos serviços ao usuário final. Isso permitirá o aumento da capacidade de banda larga e maiores velocidades de dados, melhor qualidade de voz, latência otimizada e custos de operação de rede reduzidos.

Entre esses projetos está um serviço de rede totalmente virtualizado (VNS) para Voice over LTE (VoLTE), incluindo o Subsistema Multimídia IP virtual (vIMS) e o Evolved Packet Core virtual (vEPC) para VoLTE. O vIMS é uma solução para o núcleo da rede que fornece serviços enriquecidos de comunicação em tempo real para usuários individuais e comerciais em qualquer rede de acesso e para qualquer tipo de dispositivo, incluindo smartphones, tablets, dispositivos vestíveis e laptops. Os serviços de comunicação suportados são de voz em alta definição (VoLTE), chamada por Wi-Fi e chamadas de vídeo.

A solução de infraestrutura NFV inclui a solução Hyperscale Datacenter 8000, o Ericsson Cloud Execution Environment (ECEE) e o Ericsson Cloud Manager (ECM). O ECM e o Ericsson Network Manager (ENM) ajudarão a orquestrar a implementação do serviço VoLTE da Entel em todo o país.

Além disso, a Ericsson apresenta sua solução de inventário de rede adaptável (EAI), que se tornará parte integrante do projeto de Transformação Digital da Entel. A implementação dos projetos no núcleo da rede começa imediatamente e será concluída em diferentes fases entre 2018 e 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.