Prefeitura de São Bernardo do Campo atinge 70% de digitalização e contabiliza redução da burocracia e benefícios ao cidadão

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Após uso de solução e serviços da Softplan, procedimentos da administração pública para o atendimento interno de setores e do público externo são realizados digitalmente.

Com cerca de 830 mil habitantes, além de possuir o 16º PIB do Brasil, o município de São Bernardo do Campo apostou na transformação digital para reduzir a burocracia dos serviços oferecidos aos cidadãos, além de agilizar o trabalho de servidores.

A Softplan, desenvolvedora software para gestão do Brasil, ganhou a licitação para iniciar a digitalização de serviços e processos ofertados ao público interno e externo.

Hoje, a Secretaria de Obras Particulares, um dos órgãos em que mais circulava papel, já é 100% digital. Cerca de 70% de todos os procedimentos para o atendimento interno de setores e do público externo são digitais. Além de garantir mais economia e sustentabilidade com o meio ambiente, através da redução de papel, o uso da tecnologia também otimiza o tempo empregado pelos cidadãos, que não necessitam se deslocar e enfrentar filas para receber atendimento.

Serviços pela internet

Um dos primeiros serviços a se tornar completamente digital foi a emissão do Cartão Nacional da Pessoa Idosa e Pessoa com Mobilidade Reduzida. Por meio dele, o cidadão tem acesso a direitos e serviços voltados ao atendimento, como vagas reservadas de estacionamento e transporte gratuito. O prazo de entrega caiu de 40 dias para 10 minutos, com o documento sendo impresso em casa, pelo próprio usuário.

Outros exemplos de serviços totalmente digitalizados oferecidos pela prefeitura são o alvará de construção, o alvará de funcionamento, o Habite-se, a revisão de IPTU, e o cadastro de locomoção de balsa. "De início, foram três serviços pilotos que iniciamos em 2016. Hoje, já contamos com mais de 150 serviços digitais, sendo que mais de 70 são disponíveis para o munícipe", destaca a coordenadora de suporte a sistemas da Softplan, Luciane Pazzin, que trabalha diretamente na prefeitura, junto ao setor de Tecnologia.

A digitalização torna mais fácil o acesso aos serviços da prefeitura por parte dos cidadãos, de acordo com o secretário municipal de Administração e Inovação, Pedro Pinheiros. A medida garante, ainda, agilidade e transparência no trabalho dos servidores.

Durante a implantação do processo de automação dos procedimentos, todos os envolvidos – do servidor responsável por cada etapa, até o usuário final do sistema (seja ele outro servidor ou mesmo o cidadão) – são estimulados a refletir sobre como deixar o fluxo de trabalho mais ágil, simples e rápido.

Preparando o servidor para a transformação digital

Além de desenvolver os sistemas de acordo com as necessidades específicas da prefeitura de São Bernardo do Campo, a equipe da Softplan ouve e orienta os usuários internos e externos dos serviços, desenhando um fluxo mais simples e sem burocracia.

A Softplan também promove oficinas e capacitações para preparar o servidor para assimilar a cultura da transformação digital. O resultado é o engajamento. Após uma oficina de service design, em que os servidores foram incentivados a perceber os serviços do ponto de vista do cidadão, vários processos que envolviam diferentes secretarias e setores foram simplificados. O cidadão obtém os serviços de que precisa a partir de uma única entrada no sistema, sem a necessidade de ingressar com um novo pedido para cada etapa em que o processo mudava de setor ou área de atendimento.

Aumento de produtividade das empresas — A transformação digital do município de São Bernardo do Campo atingiu diretamente a rotina de trabalho na empresa do arquiteto Diomar Stuchi, a mais de um quilômetro de distância de onde são protocolados os projetos de obras, reformas e construções sob a responsabilidade do escritório de arquitetura dele. Todos os documentos, plantas e desenhos agora são entregues digitalizados, online, e distribuídos imediatamente a cada setor responsável pelos licenciamentos necessários para a liberação de obras.

Com menos tempo gasto para entrega de documentos em cada etapa do licenciamento, o escritório de arquitetura agora pode aumentar a produtividade.

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