Microsoft e Joinville desenvolvem aplicativo para monitoramento de enchentes

0

O Centro de Inovação Microsoft (Microsoft Innovation Center – MIC) Joinville, sediado na Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), desenvolveu um projeto em parceria com a Defesa Civil do município para realizar o monitoramento 24 horas das enchentes na região. Por ser uma área que já sofreu muito com problemas de alagamento, a ideia foi desenvolver um aplicativo para Windows Phone de forma que as informações fossem instantâneas e de fácil acesso para autoridades e também para a população.

O projeto "FloodFree", como foi batizado, desenvolveu uma aplicação completa, que se divide da seguinte forma: dispositivos com sensores instalados nos postes, equipados com bóias e GPS, detectam a elevação do nível de água e fazem a transmissão automática de dados. Por meio de um sistema baseado no Windows Azure (plataforma de computação em nuvem da Microsoft), os dados são recebidos e disponibilizados em tempo real. Entra em cena então uma aplicação para recepção e visualização dos pontos alagados. A população pode acessar as informações por meio de um aplicativo para Windows Phone, além de um site na internet, que informa em tempo real a situação referente às enchentes. 

Segundo Paulo Iudicibus, diretor de inovação da Microsoft Brasil, o principal objetivo dos Centros de Inovação Microsoft é por meio da parceria entre a iniciativa privada, pública e instituições acadêmicas gerar inovação que transforme a vida das pessoas a partir do uso da tecnologia. "Vemos uma tendência na geração de aplicativos para Windows Phone que contribuam para a criação de cidades inteligentes. Para a Microsoft é fundamental contribuir para a inovação local e ainda impactar a vida dos cidadãos de Joinville", disse o executivo.

De acordo com Luiz Carlos Camargo, coordenador do MIC Joinville, todo o sistema já foi testado como protótipo e seus resultados foram excelentes. "Nesta parceria com a Defesa Civil, podemos integrar o uso da tecnologia com as necessidades diárias da cidade, tanto das autoridades quanto da população. Isso mostra como uma inovação abre novas possibilidades no cotidiano das cidades", comenta Camargo.

Para o coordenador de Prevenção da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, a informação é fundamental para a gestão de riscos ou desastres. "O projeto vem suprir a necessidade de um monitoramento em tempo real, das condições nas principais vias de trânsito da cidade. Com o efetivo funcionamento do projeto, poderemos disponibilizar a informação de trafegabilidade e ocorrência de inundação em determinada região, evitando o deslocamento de pessoas para estas áreas, diminuindo  a população vulnerável", explica Richter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.