Apenas 49 % dos estabelecimentos de saúde registram dados clínicos eletronicamente

0

No Brasil, apesar de as unidades de saúde terem acesso a computadores, a cultura dos registros eletrônicos ainda é pouco difundida. É o que revela a última Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), divulgada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic).

A pesquisa mostrou que a infraestrutura tecnológica nos hospitais está elevada, 94% dos estabelecimentos utilizam computadores e 91% tem acesso à internet. Além disso, 83% dos hospitais estão familiarizados com as rotinas operacionais básicas de automação como cadastro de pacientes, estoque e faturamento. No entanto, as informações clínicas ainda têm baixa adesão no que se refere ao registro de diagnósticos, pois apenas 49% dos hospitais utilizam a tecnologia nesse quesito, e só 40% usam na prescrição de medicamentos.

Para Raphael Castro, gerente comercial da Wareline, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de informação hospitalar, a tecnologia hoje deve ser vista como uma grande aliada na melhoria e otimização dos atendimentos em saúde, trazendo benefícios principalmente para o paciente. "A tecnologia cumpre um papel fundamental na gestão dos hospitais e na troca de informações dos processos operacionais. O que falta, no entanto, é uma organização de processos clínicos para que ela seja útil também na gestão dos pacientes, isto é, na análise dos sintomas e tratamentos".

Ao registrar esse tipo de informação, gerando conhecimento sobre o estado clínico do paciente, os profissionais de saúde teriam ao seu dispor mais subsídios para a tomada de decisões. "Nesse sentido, o prontuário eletrônico é um bom exemplo, pois possibilita a interação do corpo clínico, isto é, entre os profissionais de saúde. Com o registro dessas informações, todos do corpo clínico tem acesso à evolução do paciente e, por isso, as decisões tendem a ser mais eficientes", avalia Castro.

A gestão em algumas unidades que aderem às ferramentas está tão avançada que prescrição de medicamentos, anotações da equipe de enfermagem e imagens de exames também ficam disponíveis. "É importante ressaltar que, mesmo com todo esse raio-x do paciente, a confidencialidade e segurança dos dados são preservadas, respeitando as recomendações do Conselho Federal de Medicina", destaca o gerente da Wareline.

Experiência contraria estudo

Apesar da baixa adesão do cadastro eletrônico de informações clínicas, algumas instituições de saúde dão o exemplo. O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Piracicaba é um dos casos que contraria a tendência apresentada no estudo e registra todas as informações dos pacientes, desde os dados cadastrais, resultado de exames laboratoriais, diagnósticos até problemas ou condições de saúde do paciente, formando um histórico de anotações clínicas. O estabelecimento de saúde sentiu as mudanças e percebeu os benefícios depois de registrar as informações eletronicamente, quando o processo começou em 2011.

O responsável pela área de Tecnologia da Informação da unidade, Paulo Ferraz afirma que, depois da implantação do sistema, os procedimentos foram otimizados e os pacientes também sentiram a mudança. "Sem dúvida, as melhorias foram percebidas por todos. Os atendimentos passaram a ser mais rápidos. Todos saíram ganhando, mas os pacientes são os mais beneficiados". Ele explica que isso acontece porque com a migração do papel para a disponibilização das informações em tempo real, os profissionais de saúde ganham tempo e, além disso, quando estão atendendo o paciente têm acesso ao histórico completo. "A diferença é significativa ao começar a utlizar um sistema como esse. Aqui somos uma unidade cirúrgica, e a cada evolução do paciente numa cirurgia, o médico tem que anotar tudo. Com a ferramenta, que inclusive está no centro cirúrgico, os registros são facilitados e ganhamos tempo, reduzindo a duração dos procedimentos".
Além da facilidade na rotina e agilidade no atendimento, Ferraz ressalta a relevância na parte gerencial. Relatórios, estatísticas e índices também são fornecidos pela ferramenta e auxiliam na tomada de decisão. "A contribuição é especialmente para que as decisões sejam mais certeiras e precisas, e isso reflete na melhoria dos processos, do atendimento e no próprio gerenciamento".

Mesmo com os benefícios, conforme mostrou a pesquisa TIC Saúde, a adesão aos registros ainda é baixa. Pela experiência com ferramentas de gestão, o responsável de TI da AME Piracicaba ressalta que o dado pode ser reflexo de sistemas difíceis de serem utilizados. "Se o profissional acha complicado, ele já pega o papel para continuar. Mas não acontece isso aqui, pois a ferramenta que utilizamos é fácil. Para engajar os médicos a fazer os registros eletrônicos é necessário convencê-los da importância do sistema e os benefícios que traz. No nosso caso, eles puderam sentir na prática os benefícios e, por isso, foi natural a adaptação".

Mas, segundo Ferraz um ponto foi crucial para a mudança dar certo. "Não podemos ter um sistema que exija que nossa instituição mude sua rotina para se adaptar a ele, jamais daria certo se fosse assim. No caso da Wareline, a ferramenta é pré-formatada, mas permite a adaptação às rotinas individuais. Outros sistemas não possibilitam isso e aí acontece a baixa adesão dos registros".

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.